Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de idosos

28 de Março de 2020 às 00:01

Gostaria de saber da nossa prefeita e dos vereadores como vai fazer vacinação de idosos se são pessoas de alto risco e terá que se deslocar para centros de saúde acho um absurdo porque velhos vão ficar juntos e conversando e com isso poderá infectar o próprio e os outros que estejam juntos, seria mais sensato que os carros da Prefeitura fossem designados para alguns bairros com auto falantes e anunciasse que estariam vacinando os idosos acredito que a prefeita pudesse tomasse essa atitude porque da maneira acima citado vai alimentar o risco.

CARLOS EDGARD

RESPOSTA: Prezado Sr. Carlos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou um esquema especial para a prevenção à circulação do novo coronavírus durante a campanha de vacinação contra a gripe. A aplicação é realizada das 8h às 16h em áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em escolas municipais e num centro esportivo da cidade. Disponibilizamos ao todo 33 locais, vinculados às 32 UBSs e ao Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same). O Same fica responsável apenas por vacinar os pacientes do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. A intenção dessa estratégia é evitar que pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas tenham contato com outros pacientes destas unidades, além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Além disso, as equipes de vacinação estão adotando medidas para evitar qualquer risco. Entre elas estão o uso de máscaras de procedimento pelos profissionais de atendimento ao público; distribuição de senhas preferencialmente descartáveis (papel comum) para evitar filas; orientação sobre o distanciamento entres os pacientes de no mínimo um metro de distância enquanto aguardam a aplicação, distribuição de orientações de etiqueta respiratória e permitindo a entrada de acompanhantes apenas para maiores de 60 anos (um acompanhante). A Secretaria da Saúde (SES) também tomou a iniciativa de vacinar idosos com dificuldade de locomoção dentro dos carros. A ação ocorre nos 33 locais de aplicação para facilitar o atendimento a esses idosos.

SECRETARIA DE SAÚDE - SES