Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação antirrábica

19 de Agosto de 2020 às 00:01

Recentemente, o Cruzeiro noticiou que, mais uma vez, a vacinação antirrábica não será realizada em Sorocaba. Esse fato é lastimável, porque há três anos que a vacina não é aplicada. Até 2017, a campanha acontecia sempre no mês de agosto; porém, por motivo não esclarecido, em 2018, a Prefeitura anunciou que essa ação seria transferida para novembro, mas acabou não acontecendo. No ano passado, a Zoonoses afirmou, em nota, que o Ministério da Saúde deixou de enviar as doses à cidade. Agora, encontraram outra justificativa: a pandemia do Covid-19. Talvez, os agentes de saúde tenham se esquecido de que a raiva é uma doença perigosa que compromete a vida dos animais, além de representar um sério risco à saúde humana. Embora a vacina não seja disponibilizada, as autoridades afirmam que isso não isenta os tutores de tal medida preventiva, porque as clínicas particulares contam com a vacina. Porém, o custo é elevado e nem todos os donos de animais dispõem de recursos para bancar essa despesa extra. Além disso, em nossa cidade há muitos animais abandonados, que perambulam pelas ruas, o que evidencia os maus-tratos. Para concluir, apresento uma sugestão: a Prefeitura poderia fazer um convênio com as ONGs que cuidam dos animais em estado de abandono, para aplicar a vacina, a custo mais baixo, para que os proprietários com dificuldades financeiras possam colocar em dia a saúde de seus queridos animais.

JOÃO ALVARENGA

Do Facebook

Câmara de Sorocaba se nega a fornecer máscaras para servidores

Nossa aqui somos em três e compramos todas as máscaras. Agora vocês que ganham super bem a Prefeitura tem que dar? Faça-me o favor.

MARIANA CAMARGO

É triste ver que em alguns comentários a fraternidade se encontra amordaçada ou mesmo morta. Sorocaba precisa urgente de líderes objetivando o espírito coletivo ou vamos assistir o fim da sociedade. Toda instituição ou empresa deve proteger os seus trabalhadores, do contrário que fechem as portas.

RODOLFO M. SCHIAN