Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trem intercidades

04 de Março de 2020 às 00:01

Carta ao Jornal Cruzeiro do Sul.

O jornal Cruzeiro do Sul desinforma o seu leitor ao publicar que o trem que ligará Sorocaba até a Capital não existirá. O Governo do Estado de São Paulo é sensível às necessidades da população e por esse motivo, o governador João Doria nos deu como diretriz, desde o início de nossa gestão, a viabilização de um transporte que locomovesse com agilidade as pessoas que moram nas regiões metropolitanas até a Capital. O veículo desinforma seus leitores ao não apurar a realidade dos fatos.

A concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM é exclusivamente para a operação, investimentos e melhorias dos serviços já existentes. A possibilidade de extensão da Linha, assim como afirmamos anteriormente, depende de estudos técnicos que ainda estão sendo elaborados.

Os investimentos previstos na concessão, na ordem de R$ 2,6 bilhões, englobam reformas e ampliações de estações e pátios, travessias e transposições, via permanente, rede aérea, melhoria dos sistemas de sinalização, telecomunicações e energia e aquisição de novos trens. Sobre as expansões das linhas ou inclusão de novos serviços, há previsão no contrato, que dispõe que a concessionária terá obrigatoriamente em operá-los e mantê-los.

Em paralelo o Governo do Estado de São Paulo vem aprofundando os estudos dos outros Trens Regionais como Sorocaba, Santos e São José dos Campos e assim que forem concluídos serão de conhecimento de toda população.

ALEXANDRE BALDY - SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nota da Redação - A resposta do secretário confirma que Sorocaba ficou fora da concessão das linhas 8 e 9, exatamente como o publicado no domingo e no editorial de ontem.