Transporte urbano
Dia 24/11/2020, após atualizar e consultar o aplicativo da Urbes, esperava eu o ônibus 77 - Sta. Bárbara que sairia do terminal às 10h24, conforme informado pelo aplicativo. Ocorreu, no entanto, que simplesmente o ônibus não apareceu, vindo somente no próximo horário, de 10h44 e indo pela Gal. Carneiro quando, para este último horário, o aplicativo informava ser via Gal. Osório. Sou a favor do uso do transporte em massa por questões ambientais e econômicas mas, para que isto aconteça, o sistema tem de funcionar. A Prefeitura faz campanha para que os cidadãos deixem seus carros em casa e usem o transporte coletivo, porém o mínimo que se espera (cumprimento de horários, itinerários programados e outros, informados em seus canais, como o tal aplicativo por exemplo ) não é posto em prática. Isto sem falar que a oferta de horários dos coletivos está muito diferente da normalidade, coisa que a Prefeitura insiste em dizer que não. Com a mesma linha, por exemplo, em dias úteis e fins de semana os intervalos eram de 12 e 20 minutos, respectivamente; agora, são respectivos 20 e 60 minutos. Pagar caro para utilizar ônibus já sucateado, com mais de 15 anos de uso, lotados e sem ar-condicionado, com pouca oferta e não cumprindo horários e itinerários não dá, não acham? Os dirigentes da Prefeitura e Urbes devem sair de seus aconchegantes gabinetes e constatarem os problemas in-loco, não somente administrando-os através de relatórios manipuláveis.
DENÍLSON OLIVEIRA
RESPOSTA: A Urbes Trânsito e Transportes orienta o munícipe que o horário citado para a linha 77 Santa Bárbara sai às 10h24 do ponto final (via Gal Carneiro) em direção ao Centro, e não no sentido centro bairro partindo do Terminal Santo Antonio como afirma. Entendemos que o munícipe se equivocou ao consultar o horário da linha no aplicativo. Ressaltamos ainda que, nessa faixa de horário partindo do terminal, estão programadas as viagens de 10h04 (via Av. Gal. Osório) e 10h43 (via Av. Gal Carneiro).