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Processos na ouvidoria

06 de Outubro de 2019 às 00:01

Venho por meio deste externar à V.Sas. minha indignação, na qualidade de munícipe, com relação à celeridade dos processos de obras na Prefeitura de Sorocaba. Trabalho em uma empresa de Engenharia e Empreendimentos Imobiliários, que possui vários processos em andamento junto à municipalidade, na qual sou responsável pelo setor de aprovações, legalizações, certidões, Alvarás e Habite-se de nossas obras. Existe uma total falta de respeito com o cidadão em relação ao tempo em que os processos tramitam junto à Prefeitura de Sorocaba. Minha reclamação não se direciona a um processo específico, mas a todos que protocolamos solicitando os mais variados serviços municipais, pois em todos existem atrasos injustificáveis.

Não reclamamos do prazo para a análise. Os funcionários das seções que efetivamente trabalham no processo são muito competentes, atenciosos e exercem a sua atividade dentro dos prazos estipulados e devido ao grande volume de serviço, se esforçam, sempre que possível, para cumpri-lo no mais curto espaço de tempo. O problema principal dos processos são as tramitações de um setor para o outro. O processo vai da Seção “A” para a Seção “B”, que em muitas vezes fica no mesmo andar do prédio, despachado pelo funcionário na data de hoje e ele, efetivamente, chegará nas mãos do destinatário somente de 5 a 10 dias depois; e depois que o funcionário responsável faz o seu trabalho no processo em no máximo dois dias, o processo leva mais de 5 a 10 dias para voltar o Setor de Aprovação !!!.... ou seja, perde-se muitos dias para uma simples troca de setores. Isso é um absurdo, sendo que os setores estão a apenas um andar de distância.

RENATO SALVADOR CARDIA

RESPOSTA: Em relação à reclamação do leitor Sr. Renato Salvador Cardia, temos a informar que reconhecemos a legitimidade e problemas enfrentados pelos cidadãos em relação ao tempo de tramitação dos processos de aprovação de projetos junto a esta Secretaria (Seplan).Cumpre-nos ressaltar que a nossa Secretaria passa por dificuldades para dar maior celeridade a essas tramitações. Isso se deve ao fato de não contarmos com um efetivo de pessoal técnico em número adequado face às demandas que o crescimento de Sorocaba tem gerado. Mais ainda, não temos um sistema plenamente informatizado que nos permita reduzir a quantidade de documentos impressos. Para tanto, estamos adotando diversas medidas para resolver essa situação a curto prazo. Solicitamos a compreensão e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos que se fizerem necessários.

FÁBIO DE CASTRO MARTINS, SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E PROJETOS