Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus na cidade

29 de Março de 2020 às 00:01

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, agindo com total falta de respeito aos sorocabanos inclusive trabalhadores humildes, que não têm carro nem motocicletas para irem a seus trabalhos, estranhamente retirou os ônibus de circulação. O presidente do sindicato: acreditem filiado do PT, e candidato a vice-prefeito na chapa do Raul Marcelo (Psol). E aí PT, vai fazer alguma coisa? Petista agindo contra o povo, contra trabalhadores! Uma quádrupla indecência: sindicato a favor dos patrões-abutres do capitalismo; a Prefeitura de Sorocaba entrou na Justiça e os ônibus voltaram, mas em número menor, 40%. Vejam este exemplo que me premeu a escrever esta carta. Dia 23/3, eu estava caminhando no começo da General Carneiro, e um transeunte caminhando no mesmo sentido me diz: “esse negócio de tirarem os ônibus de circulação complicou pra gente que precisa tomar ônibus”. Perguntei se ele tinha saído do serviço. Ele me diz: “trabalho na Santa Casa e moro no Piazza de Roma. Saio do serviço e levo 2 horas a pé para chegar em casa!”. Será que agora uma ou mais das entidades citadas, principalmente a Prefeitura de Sorocaba, vai agir para fazer os ônibus voltarem a servir o povo sorocabano?

Inclusive nessa fase de baixa demanda a Prefeitura podia subsidiar as passagens, algo cediço nas Prefeituras onde há prefeitos preocupados com o bem de seus cidadãos. Sorocaba longe disso, basta ver o preço da passagem igual a de São Paulo, para um serviço sensivelmente de mais baixa qualidade. A começar pelos bancos dos pontos de ônibus, muito mais altos do que deviam, e por corolário, sem conforto; você senta com as pernas penduradas. Vejam o que a Prefeitura de Sorocaba fez com o espaçoso e confortável ponto de ônibus ao lado da Rodoviária. A Prefeitura mudou para um acanhado ponto perto dos taxistas, com um banco curto e desconfortável como explicado, exposto ao vento, ao frio e a qualquer chuva um pouco acima de fraca. E tudo por quê? Para deixar aquele espaçoso pronto para mais 2 táxis, que já tem um ponto bem grande ali bem perto, e para quem usa uber, apoiando assim os cidadãos que têm condição de usá-lo, e bem pior apoiando indiretamente o dono do uber, cujo patrimônio chega a dezenas de bilhões de dólares. E o sorocabano pobre, humilde, trabalhador, ordeiro e pacífico que fique naquele ponto com um terço do tamanho do anterior, sentado com as pernas penduradas aguardando os ônibus caros e escassos, no sol, na chuva, no vento ou no frio.

Tem mais. Aquele ponto defronte ao ponto referido acima, tinha 4 bancos e 4 abrigos que pouco protegem os usuários. É um ponto que -- vive lotado de passageiros. Vejam! o que a Prefeitura fez: foi lá e retirou um banco junto com o respectivo abrigo. É uma infâmia! E um ponto onde há uma goiabeira que solta goiabas maduras sem parar que espatifam no chão, deixando aquilo um nojo! Podendo também cair sobre a cabeça até de quem não vai apanhar o ônibus.

HERNANI TADEU DA SILVA LEITE