Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mão única

17 de Outubro de 2019 às 00:01

Inicialmente, agradeço o espaço concedido pelo jornal Cruzeiro do Sul, em sua importante Coluna do Leitor, para que o cidadão possa se fazer ouvir e ter atendida as suas reivindicações.

Faz anos que solicito perante a Urbes a adoção de mão única de via de trânsito para a rua das Laranjeiras, localizada na Vila Barão, a qual é uma travessa da avenida General Osório, na cidade de Sorocaba, sem sucesso. Além do intenso trânsito local dos moradores, considerando que são quatro edifícios de apartamentos, a movimentação de veículos é bastante intensificada por outros carros, sobretudo os carros-fortes de uma empresa de transporte de valores, localizada ali próxima, que para fugirem do semáforo, localizado no cruzamento entre a esquina da avenida Gonçalves Júnior e a avenida General Osório, sempre fazem uso da rua das Laranjeiras, paralela à avenida Gonçalves Júnior, para acessar imediatamente à avenida General Osório, sentido bairro-Centro.

Considerando, pois, o intenso fluxo de veículos, os quais invariavelmente estão em alta velocidade, bem como o fato de muitos automóveis se encontrarem estacionados na via, além da necessidade de muitos moradores entrarem com os seus carros, em suas respectivas vagas de garagens, necessário se faz a alteração da via para sentido de mão única, preferencialmente permitida para quem vem da avenida General Osório; e, se possível, a colocação de uma lombada, a fim de diminuir a velocidade no local, onde certamente evitará muitos acidentes.

Destaca-se que a presente solicitação já foi feita em três oportunidades distintas perante a Urbes, porém a resposta é que sempre está em estudo, para ao final indeferirem e nada fazerem, embora a necessidade seja bastante importante e o risco de acidente no local ser iminente.

LUCIANO FERNANDES POSO

RESPOSTA: A Urbes Trânsito e Transportes informa que a alteração da via está em avaliação pelo setor de Engenharia de Tráfego. Vale destacar que, para colocar em prática toda mudança solicitada, além dos aspectos técnicos que envolvem a medida, normalmente é feita uma pesquisa de opinião com os moradores.

URBES TRÂNSITO E TRANSPORTES