Buscar no Cruzeiro

Buscar

Limpeza de áreas

27 de Março de 2020 às 00:01

Em que pese a importância dos cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus, nós sorocabanos não podemos nos esquecer e relaxarmos quanto aos cuidados igualmente necessários para o combate à dengue, cujos casos são amplamente divulgados por este jornal, principalmente em relação à limpeza de áreas públicas. Chama-se a atenção, pois no bairro Wanel Ville IV, na cidade de Sorocaba, ocorreu apenas a roçagem parcial das vias, permanecendo a área pública localizada na rua Paulina Bersani Migliori com o mato bastante alto, onde alguns moradores descartam lixo e todos os tipos de entulhos, que acumulam água e se tornam criadouros do mosquito.

Peço que a Prefeitura se torne mais sensível às necessidades da população, pois os carnês de cobrança do IPTU já chegaram para todos os moradores do bairro, os quais são ignorados em suas reivindicações mais básicas. Moro há 10 anos neste bairro e, infelizmente, as limpezas desta área somente ocorrem após muitas reclamações sobre a necessidade de roçagem no local serem publicadas na coluna Do Leitor ou através de representação no Ministério Público. Então, sou obrigado a ser o "fiscal" da área, removendo pessoalmente todos os possíveis objetos e entulhos que possam acumular água, o que não é a minha obrigação, pois pago os meus tributos para que a Prefeitura faça isso.

O bairro Wanel Ville já é conhecido por ser um dos locais com incidência de mais casos de contaminação de dengue, conforme matéria divulgada neste Jornal, no dia 18/3/2020, com o registro de 117 novos casos em Sorocaba no período de 1 semana, com o citado bairro em 3.° lugar no ranking, pelo que não pode ser ignorada a necessidade de cuidados com os potenciais criadouros, limpeza de áreas particulares e, principalmente, as áreas públicas, sob cuidado da municipalidade.

Portanto, considerando que a última publicação de reclamação da falta de limpeza do local nesta nobre coluna já faz 1 mês, certamente já deu tempo para que o fiscal da Prefeitura pudesse comparecer ao local e constatar a veracidade das informações, com a flagrante necessidade de limpeza, haja vista que a última roçagem ocorreu em agosto-2019.

LUCIANO FERNANDES

Resposta: Prezado Sr. Luciano, reiteramos nossa preocupação em executar, de modo mais breve possível, aqueles trabalhos que promovam a limpeza de áreas públicas em nossa cidade. Lamentavelmente, vemos os espaços serem tomados por sujeira depositada pelo próprio cidadão, que não considera os aspectos da boa convivência e de respeito à coletividade. De qualquer modo, vamos enviar uma equipe ao local indicado de modo a conhecer a situação e, assim, programar a limpeza para a primeira quinzena de abril

A equipe da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que está realizando o serviço de roçagem em áreas públicas do bairro Wanel Ville, neste mês de março. O serviço de roçagem na área citada pelo leitor será programado após a realização da limpeza pela Serviços Públicos e Obras (Serpo).

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS E OBRAS - SERPO E SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMA