Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lição de cidadania

15 de Setembro de 2019 às 00:01

Foi realizando minha rotineira corrida na grande praça que confronta principalmente a rua Nicolau Ellias Tibecherry no Jardim Arco-Íris que encontrei fazendo com muito zelo a limpeza da área externa da Associação de moradores e proprietários Jardim Piazza di Roma o sr. Manoel Borges -- presidente da associação e o sr. José Domingues de Melo Neto que ocupa o cargo de secretário. Não é a primeira vez que vi estes dois senhores limpando a área externa da associação. Contudo, desta vez o famoso aceno de “Boa Tarde” rendeu uma belíssima e profícua conversa, de onde seguramente quem aprendeu fui eu.

Descobri que esta associação não é uma alegoria, muito menos um enfeite, pelo contrário protagoniza ações concretas de grande relevância funcionando como verdadeiro subdistrito da Prefeitura na cobrança, gerência, monitoramento de ações de segurança, saúde, educação, lazer, mobilidade urbana, saneamento envolvendo ainda grandes...grandes mesmo projetos de infraestrutura e melhorias.

Descobri que estes simpáticos senhores dedicam voluntariamente e diariamente suas energias para melhorar a vida das populações do Jardim Piazza di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco-Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e adjacências.

Foi nesta conversa que descobri que a associação reivindica, consegue e acompanha inclusive planos diretores, licitações para grandes obras como por exemplo a criação da Praça da Juventude que confronta a rua Mario Soave, projeto fantástico pleiteado pela associação, com uma verba Federal do Ministérios dos Esportes de R$ 2.106.000 conseguida também com o apoio da hoje vereadora Iara Bernardi. Outros projetos de revitalizações de praças em andamento...Muita coisa. É como diz o sr. Manoel Borges... “Vereador é mais para fiscalizar”... a associação, pleitear, batalhar...e nesta associação, uma verdadeira referência municipal, senão estadual, desabafa o sr. Manoel...”pouca gente quer conhecer o quer acontece por aqui.”

MICHEL FACURY FERREIRA