Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inscrição municipal

25 de Dezembro de 2019 às 00:01

Poderiam questionar a Prefeitura de Sorocaba, de o porquê estarem demorando mais de 30 dias para liberar a inscrição municipal, prejudicando empresas que poderiam estar gerando impostos ao município. Como vocês tem uma linha direta com a prefeita, solicito através desse jornal. Talvez a mesma não esteja sabendo do ocorrido, se possível o mais breve possível.

JOSÉ REINALDO STRAMANDINOLI

RESPOSTA: Prezado leitor José Reinaldo Stramandinoli, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), informa que está integrada com a Jucesp/SP nos processos de abertura de empresas através do sistema VRE - Via Rápida Empresa desde novembro de 2018. O serviço é oferecido por meio da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e é resultado da assinatura do Protocolo de Intenções feita em agosto de 2018 com o Governo do Estado de São Paulo.

No último dia 14/10/2019 foi implantado pela Jucesp o novo Portal Integrador Estadual, o VRE|REDESIM, que tem demandado vários ajustes junto ao sistema tributário mobiliário da Prefeitura. É importante ressaltar que uma mudança desse porte no VRE pode trazer alguns problemas na fase de estabilização, e é natural dada à complexidade e quantidade de dados transitados na Jucesp. Com isso, a Prefeitura tem focado na resolução dos problemas para melhor atendimento dos contribuintes.

Para a abertura de inscrição municipal do MEI - Microempreendedor Individual, a Prefeitura de Sorocaba oferece o serviço de forma exclusiva para o MEI no Espaço do Empreendedor, localizado na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 1.927 - Vila Casanova em Sorocaba. Lá o empreendedor efetua todos os procedimentos como: abertura, alteração e cancelamento de inscrição municipal, serviços oferecidos gratuitamente.

SECRETARIA DA FAZENDA DA PREFEITURA DE SOROCABA