Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iluminação pública

11 de Novembro de 2020 às 00:01

Gostaria de usar esta importante coluna Do Leitor, do centenário Jornal Cruzeiro do Sul, para destacar a qualidade da nova iluminação em toda a extensão da avenida Washington Luiz, em Sorocaba, a qual realmente clareou com eficiência toda a via, com lâmpadas que emitem luz bastante forte, melhorando a visibilidade e segurança do local. Embora queira crer que a alteração de toda a iluminação desta avenida, em zona nobre da cidade, que não estavam com todas as suas lâmpadas queimadas, em nada tenha a ver com o período eleitoral, o fato é que o mesmo cuidado deva ser estendido para as demais vias da cidade.

Nota-se que em Sorocaba, nos mais variados bairros, particularmente os residenciais, as lâmpadas de iluminação pública são fracas, não trazendo segurança aos moradores, pois suas luminosidades não são representativas. E, por isso, muitos instalam holofotes ou luminárias em suas residências, para terem maior claridade, visibilidade e, em razão disto, mais segurança. A situação fica pior quando observamos a falta de poda das árvores nos bairros, cuja luminosidade das fracas lâmpadas ficam mais prejudicadas, de fato, não clareando quase nada, o que prejudica os moradores, que certamente desejam a mesma qualidade e iniciativa adotada pelo Poder Público na citada avenida.

LUCIANO FERNANDES POSO

Resposta: Prezado sr. Luciano Fernando Poso. A Prefeitura de Sorocaba possui projeto de Eficientização Energética contemplando a substituição de tecnologia atual para LED. Foram considerados fatores como classificação de vias, temperatura de cor, condições de instalação, características dos locais, presença de estabelecimentos de ensino, saúde, comércio, administração em geral, pontos de ônibus e outros vários aspectos para o projeto de eficientização. Para a viabilidade de execução do projeto é necessária disponibilidade financeira e abertura de processo licitatório.

Referente ao projeto de eficientização energética da avenida Washington Luiz, a mesma foi contemplada através da Comissão Técnica Especial composta pela Prefeitura e Urbes para avaliação da implantação de Polos Geradores de Tráfego, Análises de Impactos, Definição de Ajustes Viários, Medidas Mitigadoras e Compensatórias.

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS E OBRAS - PREFEITURA DE SOROCABA