Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flanelinhas

15 de Agosto de 2020 às 00:01

Devido a um acidente de moto ocorrido com meu filho, acabei tendo que me locomover até o CHS, ao chegar na rua Cláudio Manoel da Costa, fui abordado por um flanelinha com trajes típicos, munido de várias folhas de Zona Azul, tentando me vender uma folha por 5 reais. Ao questionar que sua atitude era ilegal, o mesmo alegou que a fiscalização não está se incomodando com esse ato infracionário, pois viaturas da Polícia Militar, Guarda Municipal e Urbes passam constantemente e nada ocorre. Fiquei perplexo com o comentário do flanelinha ao perguntar se haveria um ponto de venda cadastrado o mesmo respondeu que ele era cadastrado pela Urbes. Perguntei sobre o valor acima do que estava estipulado pelo folheto o mesmo relata que é um reajuste permitido pela Urbes.

Infelizmente se os flanelinhas estão agindo livremente nesta região é fato que órgãos responsáveis por tal fiscalização são omissos, pois qualquer cidadão sorocabano sabe que não pode haver nenhuma atividade por flanelinhas nas áreas de zona azul., Aí fica minha pergunta: por que os órgãos responsáveis não tomam atitude?

O cidadão comum acaba sendo enganado e extorquidos por descaso das instituições fiscalizadoras. Provavelmente esse problema seria resolvido se um não passasse a responsabilidade para o outro, pois liguei na PM, resposta foi não é de nossa competência; liguei para Urbes, resposta competência da GM; liguei na GM resposta vamos averiguar os fatos; liguei no 156, número da prefeitura e ninguém atende.

ALBERTO NUNES

RESPOSTA: Em atendimento à reclamação do munícipe, a Guarda Civil Municipal (GCM) informa que realizou patrulhamento no local no dia 12/08, onde nenhuma irregularidade foi constatada. Já no dia 13/08, três indivíduos foram abordados, sendo flagrado com um deles 12 folhas de Zona Azul que estavam sendo comercializados irregularmente, sendo desta forma apreendidos. A Guarda Civil Municipal manterá patrulhamento com vistas ao problema naquela localidade. A Urbes orienta que o valor cobrado por uma hora de uso da vaga rotativa, conhecida como Zona Azul, é de R$ 1,50, por hora de estacionamento.

No que se refere à venda de talões de Zona Azul, a Urbes informa que os locais devidamente cadastrados podem ser consultados no site da empresa pública, em https://www.urbes.com.br/zona-azul-postos-venda.

URBES/ GCM