Buscar no Cruzeiro

Buscar

Faixa viva e buracos

08 de Fevereiro de 2019 às 00:01

Sou motorista de aplicativos e rodo muito todos os dias. Tenho duas indagações: no centro da cidade temos algumas faixas vivas próximas a semáforos e isso tem atrapalhado e muito o trânsito, temos que parar para os pedestres atravessarem e logo após paramos também no semáforo, ou seja, ficamos mais tempo parado em um curto trecho e isso faz com que haja congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Se já tem o semáforo com a faixa de pedestre, porque mais uma faixa um pouco antes?

Também aproveito e faço uma reclamação sobre o estado de conservação de algumas avenidas, exemplo da Gal. Osório, Itavuvu e Gal. Carneiro, onde na faixa que os ônibus circulam estão em situação precária, com ondulações e buracos ficando intransitável para veículos de passeio. Também temos problemas na pavimentação dos dois viadutos do centro que estão péssimos, e por último a rua Pandiá Calógeras (rodoviária) que mais parece uma trilha de rally. Quando a Prefeitura irá tomar uma atitude e solucionar esses problemas?

MARCUS PAULO VERLANGIERI

RESPOSTA: Prezado leitor Marcus Paulo Verlangieri, esclarecemos que no tocante às faixas existentes na região central elas têm a função de privilegiar a travessia dos pedestres, com foco na parada obrigatória dos veículos, além disso, a região central é caracterizada como “Zona 40”, onde a velocidade desenvolvida pelos veículos deve ser baixa evitando atropelamentos. Destacamos que a gestão de mobilidade urbana, mundialmente conhecida como sustentável, tem sua atenção voltada prioritariamente nos modos não motorizados.

Com relação ao estado de conservação das vias, informamos que a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras está executando o serviço de tapa-buraco numa programação mensal em diversas ruas da cidade. Importante informar que as avenidas General Osório, Itavuvu e General Carneiro serão reestruturadas com a obra do BRT (Bus Rapid Transit), assim como as ruas Comendador Oeterer e a Hermelino Matarazzo, incluindo os pavimentos dos viadutos. A rua Pandiá Calógeras está no cronograma de recape e aguarda liberação do recurso do Governo do Estado para darmos início à obra.

PREFEITURA DE SOROCABA