Dr. Eno Lippi

Por

Alumínio toda ficou desolada no último dia 23, quando perdeu um de seus filhos de coração mais ilustres. Muito mais que “pai do deputado Vitor Lippi”, Dr. Eno foi o esposo amado de nossa querida professora Dona Volda Lippi e superpai do Vitor, da Selma, da Laís e da Íris e, por que não, um “paizão” para todos nós aluminenses e também ex-funcionários da CBA.

Muito jovem e recém-formado em medicina, aceitou o desafio de trabalhar no então distrito de Alumínio para cuidar da população que começava a se formar, para ajudar na implantação dessa que se transformou na “menina dos olhos” da Votorantim Metais.

Essa sua rotina durou aproximadamente 40 anos, sendo a maior parte dela como morador de nossa cidade, tendo depois se transferido para Sorocaba, para também atender a compromissos profissionais voltados à saúde. Era comum vê-lo saindo do Ambulatório Médico local por volta das 21h, após atendimento a uma multidão, ainda que já tivesse encarado uma jornada matinal em Sorocaba.

Amava o que fazia e essa sua paixão “contaminou” e incentivou seus filhos queridos na escolha da profissão que os tornariam também referências na área de saúde. Curiosamente, um homem que salvou tantas vidas, perdeu a batalha para um vírus letal. O mais triste de tudo, foi não poder receber a despedida que merecia.

Com certeza, qualquer que fosse o espaço físico, seria pequeno demais para as homenagens. Por isso, acreditamos que Deus não está agora dando conta de tantas orações de aluminenses e também sorocabanos dirigidas a essa alma e que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo.

Nós, na nossa pequenez e fragilidade perante a vontade Divina, só podemos pedir que seu espírito trilhe sempre num caminho de luz no reino dos céus e que Deus conforte seus familiares para continuarem a vida terrena. O Dr. Eno, foi sim uma celebridade, um homem do bem, um homem repleto de valores tal qual foram também os nossos saudosos Dr. Antônio de Castro Figueirôa e Dr. Antônio Ermírio de Moraes.

Assim, e em tempo, fica aqui um apelo e uma sugestão para, quem sabe, a CBA possa prestar uma digna e justa homenagem a esses três ícones, com a colocação de bustos de bronze em frente à portaria da fábrica. Todos aplaudirão de pé, não temos a menor dúvida. Um forte abraço com muito carinho a toda a família Lippi.

Josmar Henrique Duarte