Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desastres e limpeza

24 de Outubro de 2018 às 09:31

“Secretaria de Segurança lança plano contra desastres” (16/10, pág. A6). Tenho alguns comentários. Antes de se “preocuparem” como acudir em caso de danos deveriam agir com amplas ações preventivas. Desobstruir bueiros e boca de lobo, limpeza das calhas de cursos d’água, (desassoreamento) inspeção e recolhimento de dejetos (lixos) lançados nas vias pluviais (por coletores de lixo que derramam parte que deveriam ser colocados no caminhão, catadores de recicláveis que fazem a maior sujeira espalhando o que não lhe interessa, munícipe que não tendo facilidade para descarte o faz junto aos contêineres). Cadê o catatreco. Credenciem catadores que possam recolher de tudo na calçada do munícipe num determinado dia da semana. Verão que a redução de resíduos que entopem bueiros, riachos, emporcalham as ruas da cidade será drástica. O exemplo grasso está no que fizeram na beira do córrego Supiriri, altura da Osvaldo Azevedo Sampaio. Para atender a imposição do plantio de arvores, autorizaram o plantio na margem onde habitualmente transitava maquinário para limpeza e desassoreamento do córrego. Hoje esse trecho e a jusante está coberto de mato. Seguramente em fortes chuvas vai transbordar. E aí a Secretaria da Segurança provavelmente será acionada...

Francesco Nirino

RESPOSTA: Informamos que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) investe cada vez mais em serviços de drenagem no município. Neste ano dobrou a sua capacidade de limpeza de bocas de lobo e agora garante a desobstrução de mil bocas de lobo por mês, inclusive utilizando equipamento de hidrojateamento acoplado em caminhão: mais eficácia e agilidade. Também em 2018 a autarquia elaborou um plano de ação (...) para fazer a limpeza de córregos e cursos de água com maior frequência (...). Neste momento, o rio Sorocaba está sendo preparado para os próximos meses de chuvas. O Saae-Sorocaba faz a remoção de bancos de areia no trecho situado no jardim Maria do Carmo, em frente ao Parque das Águas para diminuir a incidência de transbordamento do leito. A autarquia já retirou outros bancos de areia em dois diferentes pontos do rio: um nas imediações da Ponte Pinheiros e outro na região do Parque Vitória Régia. O Saae-Sorocaba realizou ações preventivas no córrego Supiriri (...). A participação de cada um dos cidadãos é muito importante para garantir a eficácia das melhorias e manutenções realizadas. O lixo que se joga na rua vai parar nas bocas de lobo, córregos ou rios, provocando entupimentos ou poluição. Materiais de construção, como areia e pedras deixados nas calçadas, também entopem as bocas de lobo quando levados pela enxurrada. Contribuir para manter as ruas limpas é reduzir com os riscos de alagamentos durante o período das chuvas.

Também informamos que os coletores envolvidos na prestação de serviço de coleta de resíduos domiciliares recebem treinamento constantemente, quando são abordados vários itens inerentes à disciplina e segurança do trabalho, visando sempre à melhoria na qualidade do serviço. Além disso, existe o monitoramento e fiscalização diária de todas as atividades, justamente para coibir e equacionar possíveis falhas dos funcionários. Quanto aos catadores de recicláveis, na medida do possível, serão orientados para procurarem uma cooperativa de reciclagem para se cadastrarem e atuarem de forma organizada. Com relação ao “catatreco”, será estudada a possibilidade de implantar o serviço. Quanto às árvores, informamos que o plantio não foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba. Trata-se de uma área de preservação permanente particular e possivelmente o plantio foi feito através de um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) com o Estado.

Prefeitura de Sorocaba