Buscar no Cruzeiro

Buscar

Costumes

12 de Março de 2019 às 00:01

Alguns costumes modernos, embora úteis, amargamente vem substituindo antigas e saudosas boas práticas, uma delas: a importante cultura da atenção e respeito aos direitos alheios, mesmo nas “pequenas coisas”. Infelizmente vem desaparecendo o “simancol”, como os mais antigos identificavam essa péssima desatenção à terceiros.

São muitos os exemplos flagrados no nosso cotidiano! Citarei dois, mais “comuns”.

1) Importante e ótimo estabelecimento de Sorocaba, muito procurado pela excelente qualidade mantida nos alimentos que serve, em certos momentos do dia se vê forçado a manter fila aguardando o desocupar das suas mesas de serviços. Agora, reformando para merecida ampliação, a quantidade de mesas está menor, e as filas são mais frequentes e maiores. Na fila é frequente observar um dos atuais flagrantes ao culto do modernismo e à “falta do simancol”! Diversas pessoas que inequivocadamente já terminaram seus lanches, continuam ocupando as mesas, agora para se manter “em seu particular mundinho”, teclando seus celulares!

2) E, este exemplo é o “cúmulo dos cúmulos”! Em razão dessa horrível prática em locais e/ou momentos inadequados, antecedendo suas apresentações as salas de cinemas da cidade vem insistindo nos destacados avisos para “manterem desligados os celulares durante as sessões”. Ainda assim, os atuais “viciados nas teclagens”, e sem educação, que abandonaram o “simancol”, insistem em manter seus aparelhos ligados durante as mesmas, ou os acionam durante as exibições, iluminando todo o ambiente com seus “holofotes”, incomodando terrivelmente os demais que lá estão para assistir um filme!

Alguns bons hábitos estão sendo abandonados, em prejuízo do esperado bom senso e/ou da boa educação!

PAULO DIRCEU DIAS