Minissérie da Netflix: ‘Corpo em chamas’ (parte 5 de 10)

Por Cruzeiro do Sul

Rosa Peral durante seu julgamento

 

Na semana passada me referi ao “Desejo e Angústia”, uma das dez formas de desejo humano apresentadas pelo psicanalista lacaniano Massimo Recalcati. Nessa forma de desejo, a parte representada pelo louva-a-deus macho se vê passivamente presa ao desejo canibal e insaciável da fêmea e não consegue escapar de seu destino macabro. É pregado na posição de um objeto impotente ante o “Desejo do Outro” — outra forma de desejo apontada por Recalcati. Desse modo, não predomina, na relação, a satisfação das partes de serem mutuamente reconhecidas uma pela outra como tendo um sentido em suas vidas, mas predomina a angústia diante do caráter enigmático do “Desejo do Outro”. Esta é a condição de Javi, Pedro e Albert com respeito a Rosa. Este é um enigma difícil de ser solucionado, porque não conseguimos imaginar o que ela pensa e não entendemos como ela age. Tal dificuldade de compreensão não se deve à deficiência nas direção dos episódios. Pelo contrário, a enorme complexidade de seu caráter indecifrável é didaticamente exposta, contando com a participação excepcional da atriz Úrsula Corberó.

Com seu poder de sedução, ela leva os homens à ruína. Mente a todos - aos pais, à polícia, à justiça, aos amigos, nas relações amorosas etc. Seus namorados sabem que ela mente e, ainda assim, não se desligam dela e se iludem, acreditando que ela lhes fala a verdade. O próprio espectador não sabe se ela está mentindo.

Rosa fica arrasada quando Pedro abandona e, para tentar a reconciliação, envia a ele uma mensagem: “Pedro, meu bem. Que sorte tê-lo encontrado. Antes de você, estava perdida. Não sabia o que era o amor.” Contudo, quando ela, Sofia e Pedro vão à praia, este desaparece momentaneamente e Rosa fica impassível, sem expressar nenhuma emoção, nenhum temor.

Pedro está totalmente preso a Rosa, confia nela e lhe dá a senha do celular. Para Rosa ficar com a guarda da filha, Pedro contrata um detetive particular para descobrir passagens obscuras da vida de Javi.

A relação de Rosa, Pedro, Albert e Javi cai em impasse impossível de ser solucionado. Javi consegue escapar da possessão de Rosa, mas Pedro e Albert ficam totalmente presos a ela. A visão que eles têm dela é totalmente equivocada. Habilmente ela atiça o ciúme de Albert. Este se torna marionete nas mão de Rosa e é cada vez mais destruído pelo ciúme. Ele sonha ou imagina que está matando Pedro a socos, abate-se com a notícia do casamento de Rosa com Pedro.

Rosa dança sensualmente para Pedro enquanto Albert assiste se corroendo de ciúme e sai transtornado com a moto em alta velocidade, correndo risco de vida. Ele está totalmente apaixonado por Rosa e chega a dizer a ela: “Não vejo a hora de ficarmos juntos de verdade”. Como pode Albert, mesmo conhecendo as infidelidades dela, acreditar que ela ainda se tornará totalmente sua? Rosa ama alguém, a não ser a filha? Ela faz sofrer os homens que a rodeiam e todos são atraídos por ela, tornam-se cegos.

Mas, a despeito de todo esse poder de sedução e manipulação, ela liga para Albert quando Javi a abandona. Diz que não aguenta ficar só. E também se abate quando Pedro a abandona. Como compreendê-la?

Esta série de artigos está incluída no projeto Cine Reflexão da Fundec