Buscar no Cruzeiro

Buscar

Você não acha que o tempo tá passando muito rápido?

22 de Março de 2019 às 00:01

Neusa Gatto

Você não acha que o tempo tá passando muito rápido?

Não sei, responde a amiga ao telefone. Do lado de cá da linha, ela continua. Eu acho que tudo tá numa velocidade impressionante. Pra gente ver, você viajou aí pros Estados Unidos faz um ano e parece que foi ontem.

Um ano, não amiga, já tem dois anos que tou aqui. Já tou até terminando meu doutorado, falou a outra.

Não! Que dois anos o quê! Imagina!

Claro, vim pra cá no Carnaval em que você fez a plástica nos olhos, lembra? Até fui ver você na sua casa e, nessa época, já tava fazendo as malas. Isso tem dois anos.

É mesmo, puxa! Nossa, parece que foi outro dia que você viajou. Então, tá vendo? Não tou falando que o tempo tá voando? Pra mim parecia muito menos! E, sabe? Eu tava pensando nisso outro dia e cheguei à seguinte conclusão: A Terra tá girando mais rápido em torno do sol e por isso o dia tá mais curto, o ano tá mais curto... e isso encurta tudo dando a impressão na gente que algumas coisas foram ontem quando, na verdade, foram há uma semana. Outras parecem ter acontecido há um mês e, você vai ver, já tem um ano. Eu aqui nem bem sai de férias e já se passaram três semanas e, já, já, tou voltando ao trabalho.

A amiga ri: Ah, para!!!

Verdade. Você tá rindo, mas é sério. Se a Terra tá girando mais rápido, tá levando menos de 365 dias pra completar um ano. Entendeu? Fiquei tão encasquetada com essa história que resolvi dar um Google pra ver se tinha a ver o que eu tava pensando. E, sabe o que encontrei? Oficialmente, pros técnicos, astrônomos, físicos e quetais, o dia não tem 24 horas. Têm exatas 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Como eles chegaram a esse número não tenho a menor ideia. E, também ninguém fala nada pra gente...

-- Amiga, interrompe a outra, eu...

E ela continua: e, percebe? Sendo assim a gente tá perdendo, todo dia, 244 segundos. Ou seja, estamos ficando sem 4 minutinhos e nove segundos, por dia. Por dia!

A amiga: Mas o que são quatro minutinhos? Deixa isso pra lá.

Nada. Vai somando, raciocina. Quatro minutos hoje, quatro amanhã, em um mês já perdemos 120 minutos. Ou seja, duas horas. E no ano então? 1.440 minutos, o que dá 24 horas. Então, todo ano perdemos um dia. Sacou?

Pacientemente fala a outra: amiga, não é por nada não. Você tá bem? Continua tomando seus tarja preta?

Nada, tou sem tomar remédio há um tempão. Desisti. Tou ótima. E, continua: imagina essa perda em 10 anos. São 10 dias perdidos no total. Dez. Então, se uma pessoa vive, vai, 70 anos, ficou sem 70 dias na sua vida toda. Dois meses e dez dias perdidinhos.

Olha, não tenho muita paciência para contas, mas se você tá dizendo... concorda a amiga.

É, e sabe o que mais? Acho que tudo isso tem a ver com o tanto de lixo que tem no espaço. Você viu? É lixo pra todo lado. Tava vendo na Internet e fiquei abismada com a porcariada. Têm restos de naves espaciais, peças, ferramentas, satélites dos russos, dos americanos que já viraram sucata e até luva de astronauta. Pode uma coisa dessa? Que coisa mais surreal? Uma luva vagando pelo espaço? E é verdade menina. Fiquei pasma em saber que aquele astronauta que foi o primeiro homem a pousar na Lua, o Armstrong, perdeu uma de suas luvas por lá. Vai vendo. E assim, com tanta tralha vagando pelo espaço afora, só pode dar nisso. Não entendo muito de astronomia, mas acho que isso interfere no eletromagnetismo espacial e...

A amiga, meio relutante: é... pode ser...

Pode ser não! Tenho absoluta certeza que tem alguma coisa errada no espaço sideral que tá afetando a gente aqui na Terra. Principalmente nesse lance do tempo. Você vai ver, ainda vamos ler isso nessas revistas científicas. A Nasa vai se pronunciar. As manchetes de jornais, sites, todo mundo vai falar...

Nossa amiga, completa a outra, você anda viajando nas ideias, hein?

Não, não é viagem não, você vai ver. Vai ser comprovado cientificamente. E aposto e ganho que os governantes todos já sabem disso. E sabe por que não falam publicamente do assunto? Porque imagina a confusão e a complicação que isso ia gerar nos contratos assinados, negócios realizados, tempo de serviço dos trabalhadores, validade dos produtos. Ia ser um fuzuê.

Então, todo mundo fica quietinho. Tudo fica como está e a gente vai pirando aqui com a velocidade que o tempo tá tomando em todos os sentidos.

Bom, querida, a conversa tá boa, mas acho que...

Espera. Espera... mas, tem uma coisa que eu tava pensando... tem um lado bom em tudo isso. Principalmente pra nós mulheres. Com toda essa rapidez do tempo nós vamos ficar cada vez mais jovens. Ou seja, estaremos mais velhas, mas mais jovens, entendeu?

Não, sinceramente não entendi, como assim? Pergunta a amiga.

Ora, é lógico. Pensa. Eu, por exemplo, que tenho trinta e nove anos...

-- Trinta e nove amiga? Fala a outra.

-- É, o que você tá estranhando?

-- Amiga, trinta e nove faz tempo que passou né? Se você tá falando de tempo, faz as contas aí e veja que não foi ontem que você completou os trinta e nove, né? Diz a amiga com um sorriso abafado.

Ah, mas é só um exemplo, não precisamos ser tão exatas.... Aliás, pelas minhas contas, você se beneficiaria mais do que eu já que é mais velha, espeta.

-- Mais velha? Só tenho dois anos a mais que você, retruca a outra.

Bom, mas isso não vem ao caso, né. Analisa comigo. O ano tem 365 dias. Só que, a gente, na verdade, com os dias tendo menos de 24 horas e com o tempo que isso vai diminuindo na formação dos dias, meses e anos, extraoficialmente a gente vai aniversariar antes de completar os 365 dias. Entendeu?

Então, no extraoficial, com o tempo correndo do jeito que tá, já entraremos nos quarenta antes de completar o ano oficial. E, então, nesses dias que ainda vão faltar para completar o ano do calendário de todo mundo, ainda estaremos com trinta e nove. Compreendeu? Quarenta mas com carinha de trinta e nove, pelo menos por um tempinho.

Mas amiga, pergunta a outra, pelo que você tá dizendo, são apenas alguns poucos dias e isso não muda muita coisa em nossa juventude, vai!

Ah, não muda? Com a ajuda de tratamentos cosméticos, plásticas, rejuvenescimentos de todo tipo, quando a gente tiver cinquenta e com a mãozinha que o tempo tá dando com essa acelerada, vamos estar parecendo ter quarenta. Ou até menos. Você não vê a Clara? Já tá enganando o tempo faz tempo. Bateu os sessenta, tá com cara de quarenta e cinco e ganhando uns gatinhos de trinta. Tá com um agora que é uma graça! Outro dia eu vi...

A amiga solta um longo suspiro, interrompe a conversa e diz: Ó querida, nosso papo tá ótimo, mas tenho que ir prum compromisso agora... Olha, foi bom falar com você. E, antes de desligar, complementa: veja aí se não é legal, se não vai fazer bem pra você voltar a tomar aqueles medicamentos...

Neusa Gatto é jornalista e produtora de vídeos.