Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um jornal que é orgulho de Sorocaba

30 de Outubro de 2019 às 00:01

Flavio Amary

Comecei a escrever artigos para o Jornal Cruzeiro do Sul em janeiro de 2013 quando era vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) e diretor da Regional de Sorocaba. Em 2016, assumi a presidência do Secovi e em janeiro deste ano fui empossado como secretário de Estado da Habitação a convite do governador João Doria.

Nos últimos seis anos tive o privilégio de fazer avanços na minha vida profissional e de somar experiências enriquecedoras. Em minha trajetória contei sempre com a cobertura e, muitas vezes, com a cobrança positiva do Cruzeiro do Sul, tradicional veículo da cidade se fez presente como um importante canal de comunicação com o cidadão para tratar dos mais diversos temas, em especial àqueles relacionados a economia, política, setor imobiliário e habitacional.

O Cruzeiro do Sul também encarou e venceu muitos desafios neste período. O mercado de comunicação impôs às empresas jornalísticas uma nova postura diante das novas tecnologias. Outras plataformas de acesso à informação emergiram e, com elas, a necessidade de se reinventar enquanto veículo de imprensa, sem perder a qualidade da informação e o compromisso com o leitor.

A evolução tecnológica possibilitou, dessa forma, que a leitura diária do jornal fizesse parte da minha rotina pois mesmo distante fisicamente, a versão digital me possibilita estar informado do que é notícia em Sorocaba e região.

Mudanças são importantes pois nos abrem a possibilidade de usar a experiência acumulada ao longo dos anos para evoluirmos como profissionais ou empresas. No caso do Cruzeiro, apesar de todas -- e necessárias -- transformações pelas quais passou, o jornal resguardou um dos pilares da democracia: a imprensa livre, oferecendo à população acesso à informação da melhor qualidade, com precisão e seriedade.

No mês passado, o Cruzeiro recebeu o reconhecimento do importante trabalho que jornalistas, editores, colaboradores da área comercial, fotógrafos, diagramadores, e outros profissionais, realizam cotidianamente para a comunidade de Sorocaba e da região.

Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), o jornal Cruzeiro do Sul passou a figurar entre os 20 maiores jornais em circulação do Brasil. No Estado de São Paulo, o veículo sorocabano ocupa o 5º lugar, e no interior paulista, voltou a ocupar o 1º lugar.

Além disso, em todo o país, apenas 18 jornais são centenários e é um orgulho para nós sorocabanos que Cruzeiro do Sul esteja entre eles. Deve-se reconhecer, o trabalho dedicado e incansável da Fundação Ubaldino do Amaral, mantenedora do jornal. São mais de 100 anos de história que a entidade tem ajudado a escrever com brilhantismo.

Que o Jornal Cruzeiro do Sul continue em constante evolução porque é diante dos desafios que temos a oportunidade de crescer e nos fortalecermos. Que continue, no entanto, a manter as principais características que o fizeram se consolidar como veículo isento, democrático, referência em jornalismo de qualidade, cumprindo a missão primeira de informar.

Desejo, ainda, que nossas trajetórias sigam caminhando próximas. Que em suas páginas -- impressas e virtuais -- possamos seguir compartilhando os desafios e vitórias na área da gestão pública e habitacional do Estado de São Paulo. Parabéns Jornal Cruzeiro do Sul, orgulho dos sorocabanos.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação de São Paulo.