Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toda esperança emana dos jovens

25 de Julho de 2019 às 00:01

Crédito da foto: Fábio Rogério (01/10/2018)

Flavio Amary

No mês de maio, demos início ao projeto intitulado “Dia com o Secretário”, abrindo a possibilidade de uma vez por mês, jovens estudantes de todo o Estado acompanharem um dia de trabalho na Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo.

Para participar da seleção é preciso que o jovem tenha entre 20 e 30 anos, seja estudante e grave um curto vídeo explicando as razões que o motivaram a se inscrever no projeto. Desde então, já passaram pela experiência o estudante de Direito, Christian Hessel e o de Relações Públicas, Matheus Gomes, e novas inscrições já estão sendo recebidas para a próxima seleção, que acontece ainda no mês de julho.

Muito mais do que proporcionar uma vivência profissional àqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, o projeto é um chamamento público, e até mesmo um clamor, para que os jovens não desistam de acreditar que, por meio da política, de uma gestão responsável, transparente e compromissada, é possível transformar a vida da população que mais precisa.

Os escândalos de corrupção que assolaram o país nos últimos anos desencadearam uma forte crise de representatividade que abalou políticos e partidos e que resultou no cenário eleitoral de 2018, quando a Câmara dos Deputados teve a mais alta taxa de renovação registrada desde 1998.

Em 2013, quando houve participação majoritária de jovens nas manifestações de protesto que pararam o Brasil, passou a crescer o interesse de diversos grupos de mobilização, na sua maioria formado por uma juventude em busca de novos ares para a política brasileira.

A eleição do governador João Doria confirmou, ainda, a tendência de que o eleitor ansiava por uma gestão inspirada na eficiência da iniciativa privada. As diretrizes básicas que norteiam a gestão Doria, e que temos empreendido com afinco nos atos da pasta da Habitação, são a desburocratização, eficiência, transparência e inovação.

Os jovens participantes do projeto “Dia com o Secretário” que, vale ressaltar, não requer qualquer vínculo partidário ou ideológico, têm em comum a vontade em despontar como novas lideranças dentro de suas áreas de atuação, acreditam na renovação política, e na inovação e de maior transparência dentro da administração pública.

Eles integram um grupo impulsionado pelo desejo de maior participação nas tomadas de decisão, potencializado pelas plataformas digitais disponíveis, que possibilitam articular ações, mobilizar pessoas, cobrar dos gestores públicos, monitorar as ações do governo, enfim, dar voz e vez, para jovens engajados em refletir sobre os desafios do mundo atual com olhar inovador.

A eles e a todos os jovens que nos leem: estamos em sintonia e o futuro da democracia certamente inclui novas formas de participação dos jovens na política brasileira, que podem trazer significativas contribuições para construir uma agenda positiva para o Brasil.

“Todo poder emana do povo”, diz o artigo primeiro da Constituição Federal. Mas, tenho a convicção, de que toda esperança emana dos jovens. Porque eles têm esta capacidade, bonita e revigorante, de sonhar e realizar. Vamos de mãos dadas.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação de São Paulo.