Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pregue a paz e viva em paz

21 de Setembro de 2018 às 08:43

 

A história dos homens e das mulheres que transformaram profundamente a realidade do seu povo, ajudaram os desvalidos a conquistar melhores condições e rasgaram novos horizontes para milhões de compatriotas que viviam de maneira subumana, ensina que eles, além de serem portadores de uma mensagem de mudança social por vias pacíficas, viveram aquilo que pregavam.

Gandhi nunca enfrentou no tapa as tropas inglesas que ocupavam a Índia. Luther King não armou exércitos de afrodescendentes para confrontar as forças policiais contra ele atiçadas pelos racistas. Nelson Mandela liquidou o apartheid e fez da África do Sul uma potência emergente pela via do pressionamento pacífico e da negociação.

Muitos arautos da justiça -- inclusive no Brasil -- foram mortos quando buscavam humanizar a realidade que esmagava os humildes. Mas, em momento algum, pensaram em pagar na mesma moeda. Colheram, na ação e na reflexão, a certeza de que quem vive pela espada, pela espada morrerá. A luta é, muita vez, essencial à mudança, mas há que ser travada de modo sereno, por meios suasórios, com espírito tranquilo e descarta não apenas a perda de vidas e o derramamento de sangue, como toda forma de agressão física e até mesmo a palavra dura.

O Evangelho, ao interditar a cólera, age em favor das boas causas e também da saúde emocional e física daquele que, pensando em defende-las, ira-se com facilidade e perde o controle sobre o que diz e faz.

Quando a raiva comanda suas atitudes, deflagra processos danosos ao seu bem-estar e o torna candidato a doenças que encurtam sua vida e, antes disso, corroem a qualidade dela.

Provocações não faltam, semeadores do ódio estão em cada canto do mundo, ao longo do caminho são muitas as armadilhas desestabilizadoras. Evite-as, preserve a paz em seu coração e jamais dê o troco, pois o revide violento é tudo o que o adversário espera de você.

“Não se deixe tão facilmente tomar pela cólera, porque a cólera se abriga no peito do insensato.”

Eclesiastes 7:9

Nova Bíblia Pastoral