Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ode ao 23 de fevereiro

27 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Ode ao 23 de fevereiro Crédito da foto: Reprodução / Internet

Edgard Steffen

Em 23 de fevereiro de 1455, lançada a Bíblia de Gutenberg

O 23º dia do segundo mês do ano, poderia ser uma data qualquer pinçada no jeito humano de marcar o tempo. Coloco em destaque o primeiro livro composto pelo uso de caracteres móveis em chumbo. A invenção de Gutenberg, facilitou a divulgação do conhecimento e da fé cristã. Foi um dos fatores do Renascimento.

Considerada a fase atual -- pandêmica e governos atordoados em todas as latitudes -- merece destaque o Instituto Butantan. Inaugurado há 120 anos (23/02/1901) na Fazenda desapropriada por Fernando Prestes de Albuquerque (presidente de São Paulo) para sediar o Instituto Serumtherapico. Dirigido por Vital Brazil, produzia soro antipestoso para doentes de peste bubônica. A epidemia, grassava na cidade de Santos, foi dominada. Com incremento e expansão da cafeicultura, cresceram os acidentes por picada de cobra. O Instituto Serumtherapico do Estado de São Paulo tornou-se referência internacional em pesquisas sobre ofidismo e produção dos soros antipeçonhentos. Hoje o Instituto Butantan, além de soros, produz vacinas usadas no Programa Nacional de Imunizações. Em tempos de Covid19, dedica-se à produção da Coronavac. Também espera que a Anvisa aprove o soro anticoronavírus. Fazendo jus ao nome -- mbu (terra) tan-tan (duríssima) segundo o velho e bom Silveira Bueno -- não pensem que tem ou teve vida fácil. Em 2009 o Ministério Público descobriu que, em cinco anos, sete espertalhões haviam desviado 30 milhões de reais das verbas destinadas à produção de imunizantes. Em maio de 2010, o fogo destruiu o museu do instituto. Perdido pelo incêndio o maior acervo mundial de animais peçonhentos, devidamente catalogados e conservados para pesquisa.

O 23 de fevereiro de 1890 marca o nascimento de minha mãe Augusta Maria Magnusson, filha de imigrantes sueco e alemã. Nasceu em Campinas (SP) na Fazenda Sete Quedas, propriedade do Visconde de Indaiatuba. Casada com brasileiro neto de alemães e de suíços Christiano João Martinho Steffen. O casal teve 11 filhos, 25 netos e um montão de bisnetos. A primeira neta, Maria Lúcia, professora aposentada, nasceu também no vigésimo terceiro dia de fevereiro. Minha mãe é o que hoje se denomina “guerreira”. Enfrentou as vicissitudes com muita luta e pouca lamúria. Manteve-se sempre ligada ao que acontecia na família e no mundo. Quando lhe faltou a visão, pedia às filhas que lessem para ela o jornal diário. Não tivesse fraturado o fêmur, ultrapassaria os 95 anos de idade.

Aos 23 de fevereiro de 1905, em Chicago (USA), um alfaiate, um comerciante de carvão, um engenheiro de minas e um advogado reuniram-se no escritório deste último, em torno de uma ideia: melhorar o mundo pela expansão de companheirismo entre homens de boa vontade. Iniciaram uma associação composta por cidadãos de profissões diversas que, rotativamente, reunir-se-iam uma vez por semana em seus escritórios ou sede dos negócios. Passados 116 anos, o Rotary Internacional contabiliza mais de 1.200.000 associados e tem assento permanente na ONU ao lado do Vaticano e da Cruz Vermelha. Os clubes rotários espalham-se por todos os países democráticos. Através da Fundação Rotária são eficientes colaboradores no controle e erradicação de doenças preveníveis por vacina.

Se você quiser saber mais sobre a história do movimento rotário, leia “Presença” no Cruzeiro do Sul de 21/02/2021 (pag.15). O cronista social Manuel Garcia usa talento, sabedoria e criatividade para manter o interesse dos leitores, num ano cheio de más notícias e vazio de grandes eventos sociais.

A leitura da citada matéria trouxe-me à mente a figura de um amigo. Advogado, jornalista, maçom e rotariano durante muitos anos manteve colunas rotárias nos jornais de Sorocaba. João Dias de Souza Filho, hoje afastado por problemas de saúde e morador em outra cidade, aniversaria na mesma data que marca a fundação do Rotary -- organização a que honrou e serviu atuando no Rotary Clube de Sorocaba-Leste.

Fontes: Wikipedia

Silveira Bueno Vocabulário Tupi-guarani Português

Edgard Steffen é escritor e médico pediatra. E-mail: [email protected]