Buscar no Cruzeiro

Buscar

Observar o céu na quarentena

03 de Abril de 2020 às 00:01

Paulo Sergio Bretones

Neste período de isolamento em que muita gente está sendo aconselhada a ficar em casa, uma das possibilidades de atividade é observar o céu. Isto sempre ocorre em qualquer época do ano e da história da humanidade e uma maneira de fazermos reflexões sobre esta vida e o que acontece no Universo.

Durante as próximas noites teremos a oportunidade de observar um espetáculo com a Lua, planetas e outros astros muito próximos no céu e aqui vão algumas sugestões. No início da noite, se olharmos na direção do horizonte oeste, onde o Sol se põe, veremos um astro bem brilhante que é o planeta Vênus, um pouco acima a estrela Aldebaran, de coloração avermelhada, e mais acima as Três Marias, na constelação do Órion, o gigante caçador.

Nas noites passadas, em 27 de março, a Lua estava ao lado esquerdo, em 28 acima de Vênus, em 29 mais próxima a Aldebaran e, nas noites seguintes, mais afastada, seguindo sua trajetória no céu.

Vênus, por ser muito brilhante, é conhecido como estrela vespertina ou estela matutina, tem o tamanho quase igual ao da Terra está “próximo” daqui, a cerca de 100 milhões de quilômetros. Contudo, a estrela Aldebaran, Alfa da constelação do Touro, é uma Gigante Vermelha, cerca de 50 vezes maior que o Sol em diâmetro, mas está a 65 anos-luz de distância.

Nas noites seguintes, entre 2 e 4 de abril, podemos acompanhar Vênus passando ao lado ou no interior do aglomerado das Plêiades, na mitologia grega chamadas de Sete Irmãs, filhas de Atlas e Pleione. Elas estão na constelação do Touro, podemos ver até sete estrelas a olho nu ou com o uso de um binóculo, mas com um telescópio podem ser vistas mais de 100 estrelas com cerca de 400 anos-luz de distância.

Ao longo da noite também podemos ver outros astros e constelações. Na direção sul, teremos o Cruzeiro do Sul visível desde o início na noite e mais tarde a constelação do Escorpião no horizonte leste.

Outra sugestão o céu da madrugada. Na direção do horizonte leste, a partir de 1h30, poderemos observar os planetas Júpiter, Saturno e Marte e a constelação do Escorpião acima.

Estes planetas são visíveis a olho nu mesmo em grandes cidades. Para professores, estudantes e interessados, é uma ótima oportunidade para notar os movimentos dos planetas seus brilhos, tamanhos e distâncias.

Muitos mapas celestes são disponíveis em softwares gratuitos como o Stellarium, o site heavens-above, ou os aplicativos SkyMap, Star Chart e outros.

Pode-se aproveitar este período quando é aconselhável ficar em casa com atividades restritas e na companhia da própria família.

Numa época de pouco contato com mais pessoas, mesmo no mundo inteiro, e procurando cuidar da saúde de todos, evitando a transmissão da doença pelo coronavírus (Covid-19), isto provoca muitas reflexões sobre nossa situação.

Dada a imensidão do Universo, podemos refletir que, manter nossa vida na Terra é sempre uma questão muito delicada e requer nosso cuidado o tempo todo, não só nestes dias.

Observar o céu é uma excelente oportunidade de pensarmos sobre a condição humana e valorizarmos nossa existência neste planeta.

Paulo Sergio Bretones é professor do Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar