Artigos

O poder da saúde mental

Claudia Rizzo

Nos últimos anos, tem sido cada vez maior a preocupação da sociedade com a qualidade de vida e a manutenção da saúde mental dentro e fora das organizações. Em períodos difíceis como o que vivemos agora, com profundas mudanças na rotina, principalmente causadas pelo isolamento social, as sensações de ansiedade, incerteza e medo do futuro são potencializadas, gerando uma tensão coletiva nas pessoas e, consequentemente, em sua atuação profissional.

Expostos diariamente a uma quantidade enorme de informações negativas, muitos indivíduos não conseguem manter o foco necessário para o desenvolvimento de suas atividades, mesmo que remotamente, e acabam necessitando de ajuda. Apesar de toda esta situação pela qual estamos passando, números da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que esta é uma tendência que já vem acontecendo há algum tempo, uma vez que o número de pessoas que vive com depressão aumentou em 18%, entre 2005 e 2015, atingindo indivíduos de todas as idades.

Leia mais  Os anticorpos monoclonais, uma arma contra o coronavírus?

Neste contexto, a possibilidade de as pessoas adoecerem devido às questões ligadas ao trabalho, estresse e depressão se tornaram fatos que, infelizmente, fazem cada vez mais parte do dia a dia de grandes companhias, fazendo-as entender que não se pode tratar a saúde física separada da emocional e vice-versa. Assim, é grande o número de empresas que já se conscientizaram desta realidade e que criaram ferramentas para lidar com isso, fazendo com que seus colaboradores recebam o cuidado necessário, por meio de acompanhamento de sua condição emocional, ao mesmo tempo em que se sintam mais à vontade para falar sobre seus problemas, sem internalizá-los, o que só pioraria a situação.

Criado há cerca de quatro anos, com o objetivo de ajudar os profissionais com os desafios da vida cotidiana, o programa Apoio Pass, serviço de apoio preventivo e de orientação para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e de seus familiares, é um ótimo exemplo deste tipo de solução. Com garantia de sigilo das informações e participação de profissionais de cada área contemplada, o programa disponibiliza orientação financeira, legal, social e psicológica por meio de um atendimento que funciona 24h, sete dias por semana, através de uma linha telefônica. Também já existem inúmeras plataformas e aplicativos dedicados à saúde mental, como aqueles que ensinam e ajudam na prática da meditação e muitos outros que já têm resultados comprovados de melhora da saúde, além de garantir praticidade e conveniência.

Leia mais  Pinheirinho & Pinheirão

Com diversos estudos mostrando que colaboradores saudáveis e equilibrados produzem mais e melhor, logo, é positivo e rentável para todos empresas e indivíduos a criação e manutenção de todo um sistema integrado e equilibrado. Muito mais do que apenas entregar produtos, é imprescindível que continuemos a atuar de forma consultiva junto aos nossos clientes, uma vez que nosso grande objetivo é ajudá-los na prevenção e não somente no tratamento de doenças, promovendo assim mais qualidade de vida, satisfação no trabalho e contribuindo para o crescimento profissional dos colaboradores e da produtividade das empresas.

Claudia Rizzo é gerente das soluções de saúde da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Comentários