Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mirem-se no exemplo dessas mulheres

06 de Março de 2021 às 00:01

Maristela Alves Lima Honda

Dois temas, em comum devem ser celebrados agora em 8 de março, data que foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Mulher: a saúde e a mulher. Num ano interminável de tragédias causadas pela Covid, não se consegue separar o cuidado com a saúde, família e a figura feminina. Hoje presto homenagem às incansáveis profissionais do Conjunto Hospital de Sorocaba (CHS) -- incluindo os homens -- por seu profissionalismo, dedicação e humanismo.

O CHS, nosso velhinho de 51 anos, atende gratuitamente através de verbas públicas e gestão do Seconci-SP, a mais de 48 cidades de toda nossa região, sendo que a mais distante está a 290 km, Itapirapuã Paulista. O que talvez pouco saibam é que o CHS tem uma maternidade para casos de alto risco. O cuidado com a mulher começa antes mesmo da chegada dos bebês. Para se ter uma idéia, foram mais de 5 mil atendimentos em ginecologia e obstetrícia no ano de 2020 -- cerca de 450 por mês -- em referência para casos de prematuridade; hipertensas; diabéticas; casos de malformação fetal; retardo no crescimento intrauterino etc., com especial atenção a menores de idade, muito jovens e, atenção igual para gestantes com idade avançada. Hoje a maternidade está reformada, incluindo enxovais novos.

Em todo CHS, 82% do corpo de enfermagem é de mulheres e 43% entre o corpo médico são de mulheres. Em comparação, segundo o Conselho Nacional das Secretarias de Saúde, 65% dos mais de 6 milhões de profissionais de saúde são mulheres. Nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e serviços sociais, são mais do que 90%. Em enfermagem e psicologia, são 80%. E 47% são médicas.

Outro setor do CHS que é referência é o Banco de Leite Materno, que coletou, processou e manipulou 1.360 litros de leite humano em 2020. O Rotary Novos Tempos, composto por mulheres, fez doações de equipamentos para que esse processamento funcione de forma adequada. Há no Estado de São Paulo 57 Bancos de Leite que coletaram na mesma época 52 mil litros.

Nossa Oncologia atendeu até agora, em 2021, cerca de 4 mil consultas, referenciadas ao CHS pelo sistema Cross. Apesar da Covid, que ataca pessoas com pouca defesa, o atendimento aumentou em perto de 40%. Dos casos atendidos, 53% são de mulheres.

Em breve, com abertura da nova radioterapia de última geração, que já está instalada, vamos poder oferecer mais serviços a todos. Com as crises desses anos, muitas famílias que antes pagavam planos de saúde foram forçadas a desistir e agora dependem do atendimento público de Saúde, o SUS.

Devemos todos prestar nossas homenagens às mulheres que cuidam de outras mulheres, que salvam vidas como essa fantástica equipe do CHS. E vamos nos lembrar também das equipes de outros hospitais. Pessoalmente, presto minha sincera homenagem e admiração àquelas que serão mães e a outras tantas que lutam uma dura batalha contra o câncer e voltam para cuidar de seus lares e dos seus.

Mirem-se nas mulheres que não desistem de suas obrigações profissionais e familiares. É possível um melhor atendimento gratuito para aqueles de poucos recursos. A gestão da saúde pública gratuita dá certo.

Maristela Alves Lima Honda é vice-presidente do Seconci-SP.