Artigos

Crise pode significar novas oportunidades

Artigo escrito por Carlos Banzato, diretor comercial da Clarios, empresa líder no segmento de baterias e armazenamento de energia

Carlos Banzato

A crise global econômica e de saúde causada pelo coronavírus trouxe diversos desafios para o meio corporativo. As mudanças nos planejamentos e nas ações se tornaram extremamente necessárias, para que as companhias consigam passar por essa situação preservando vidas e empregos. Por isso, se torna imprescindível ter uma boa liderança, para que esses profissionais sejam uma inspiração em meio ao caos.

É preciso, nesse momento, programar seus pensamentos para buscar o lado positivo em cada situação. A sensação frente a todas as incertezas que o mundo passa pode ser de descontrole, fragilidade e receio, por isso, é importante que as pessoas que estejam na linha de frente consigam ter maturidade e equilíbrio para manter as equipes motivadas e reduzir os receios do que está por vir.

Fique atento. O mercado está em constante mudança, portanto, é necessário acompanhar o que outras empresas, mesmo fora do seu nicho, estão fazendo para amenizar os danos causados pela crise. Boas ideias e ações servem de energia para todos nós. Para os otimistas, a crise sempre é vista como uma oportunidade de enxergar além, e esse é o modo de pensar que o líder precisa assumir.

Tenha uma boa comunicação. É preciso manter um diálogo objetivo com seus funcionários. Seu pensamento positivo e sua comunicação clara têm o poder de motivar dezenas, centenas e até milhares de pessoas, dependendo da sua posição. Isso pode salvar a sua empresa.

Leia mais  O novo normal

Ouça mais e saiba tomar decisões de forma rápida e eficiente, sempre alinhado com o discurso da empresa.

Aqui na Clarios nós empregamos 1,2 mil pessoas que produzem cerca de 10 milhões de baterias por ano. Desde o início da pandemia instauramos um comitê de crise que se reúne on-line diariamente, composto por gestores e diretores de diversas áreas da empresa. É um exemplo prático de como agir rápido e de forma eficiente, ouvindo nossos funcionários, nossos clientes e fornecedores.

E por falar em reuniões on-line, eu não poderia deixar de dizer que nunca estivemos tão próximos, mesmo em lugares diferentes. Isso é algo muito bom e que provavelmente fará parte do nosso “novo normal”. Funcionários, clientes e parceiros que não conseguiam parar para um café, hoje conseguem se conectar mais do que nunca. Podemos compartilhar momentos, mesmo estando distantes. E isso é incrível. Além de criar relações mais próximas do que estávamos acostumados com a rotina, traz impactos positivos nos resultados, pois podemos parar, analisar situações pontualmente e pensar em novas estratégias.

Agora, mais do que nunca, a energia positiva dentro do ambiente de trabalho fará toda a diferença. Saiba reconhecer o esforço da sua equipe e aprenda a comemorar qualquer bom resultado, mesmo que pequeno. Dessa forma, você terá um time motivado para também trazer novas soluções para que as conquistas ocorram com mais frequência.

Leia mais  Puericultores Históricos

Não é fácil buscar o lado bom de tudo em meio à uma crise, eu sei, mas é necessário. Esse exercício diário tem o poder de impactar no seu negócio, nas pessoas e no seu dia a dia também.
Em um cenário tão conturbado, sobreviverão apenas as corporações conduzidas por uma liderança tranquila e corajosa.

Carlos Banzato é diretor comercial da Clarios, empresa líder no segmento de baterias e armazenamento de energia.

Comentários