Buscar no Cruzeiro

Buscar

As dificuldades para um governo limpo e eficiente

10 de Março de 2019 às 11:27

Diante de uma sociedade cada vez mais complexa e ao mesmo tempo interessada em participar da gestão pública, os Governos têm enfrentado a necessidade de se adaptar e modernizar.

Quando fui eleito prefeito de Sorocaba com 182.833 votos, quase 60% do colégio eleitoral, afirmei que faria um governo de reconstrução, com soluções criativas e inovadoras, visando à transparência, ao combate à corrupção e ao desperdício do dinheiro público. Citei em várias entrevistas que para isso seria necessário quebrar paradigmas — enfrentar esquemas consolidados. E desde então, é o que temos feito — uma gestão limpa e eficiente, mas pagando um alto preço por interesses venais contrariados. Não nos arrependemos, nem desistiremos.

Tão logo assumi o cargo, em janeiro de 2017, pagamos dívidas milionárias e resgatamos a credibilidade financeira da cidade, no mercado, e em seguida partimos para o planejamento estratégico e à realização de novas obras e serviços voltados à captação de investimentos e à qualidade de vida da população.

Em dois anos de mandato já realizamos mais de 150 ações concretas. Só em captações públicas (CAF, BRT, Ministério das Cidades) foram quase R$ 1 bilhão que já estão sendo aplicados. Como exemplo, neste último mês inauguramos dois novos postos de saúde 24 horas (UPHs) e três novas creches em tempo integral. Já está

garantido que ao longo deste ano dezenas de novas obras da mesma importância serão entregues.

Implementamos a gestão compartilhada na Saúde, com ótimos resultados, e adotamos na Educação o padrão Sesi, um dos melhores do país. As intervenções do BRT estão cada vez mais visíveis. Assumimos ser um governo popular mas não populista, voltado a deixar legados e não apenas imediatismos politiqueiros. Porém, não é fácil realizar um governo limpo e eficiente. A adversidade no Poder Público é a mesma que infesta a vida das pessoas no atual mundo de desconfianças, intrigas e paradoxos.

Nosso governo tem sofrido ataques constantes, a maioria sem fundamentos, vindos de adversários políticos, alguns inclusive ligados a veículos de comunicação que se utilizam de seu alcance para realizar denuncismo estéril e leviano, além de superficialismo na formação das opiniões.

As mesmas maledicências têm acontecido nas “redes sociais”, com origem em pessoas falsas e covardes, empenhadas em confundir os demais internautas e nivelar todos os governantes por baixo. Exemplos não faltam; quando iniciamos a construção do posto fixo da Guarda Civil Municipal na praça Cel. Fernando Prestes, sofremos críticas inconsistentes e até mesmo ação judicial, que posteriormente nos deu razão. Desde então, a base vem garantindo mais segurança aos moradores, lojistas e consumidores.

Para se ter uma ideia, desde o funcionamento dela foram realizadas 415 ações policiais bem sucedidas naquele local.

A gestão compartilhada na Saúde é outro bom exemplo: antes de sua implementação, houve um denuncismo falso e exacerbado e até mesmo questionamentos no Judiciário, mas que sempre concluiu pela legalidade dos nossos atos. Hoje ela é motivo de elogios dos pacientes, que passaram a receber um atendimento comparável ao dos postos privados.

Mas a cada dia, a oposição tenta macular — com firulas e factóides — um governo que tem trabalhado intensamente para conseguir muito mais por Sorocaba. A resposta do prefeito e suas equipes, diante disso, está sendo “enfrentar,

resistir e vencer”; este governo-cidadão continuará no caminho de uma nova política, popular mas não demagógica, honesta e nunca venal ou corrupta, mesmo sabendo do alto preço que isso acarreta.

Estamos fazendo a cidade inteligente do presente e do futuro, investindo e nos sacrificando por essa grandiosa meta: implantar uma gestão eficiente, de qualidade, transparente e que amplie a qualidade da vida de nossa população. Vale a pena, quando a alma não é pequena.

José Crespo é prefeito de Sorocaba.