Buscar no Cruzeiro

Buscar

Variações sobre o 15 de agosto

17 de Agosto de 2019 às 00:01

Variações sobre o 15 de Agosto Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (5/7/2019)

Edgard Steffen

15/8/1654 -- Data oficial do aniversário de Sorocaba

Revendo arquivos, constatei que agosto é o mês mais celebrado ou mencionado nos artigos e crônicas que escrevi para o Cruzeiro do Sul. Na vida pessoal e familiar, também é o mês com maiores motivos de celebração.

[irp posts="90497" ]

Sorocabano -- por adoção e outorga de titularidade -- gosto de Sorocaba, sua história e suas gentes. Sempre curti a parada comemorativa na fase em que meus filhos desfilavam em suas escolas. Resolvo pesquisar eventos relacionados ao 15 de Agosto.

A fixação do aniversário teve a ver com o dogma a Assunção da Virgem Maria, editado por Pio XII em 1950. A alteração das comemorações em homenagem à Virgem foi o embasamento para governantes e historiadores fixarem a data oficial de aniversário do povoado Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, criado por Baltazar Fernandes. Quase três séculos após, estava entre as maiores cidade do Estado de São Paulo.

Em 1769, na Córsega (França) nasceu Napoleão Bonaparte. Meio século após, o medo da invasão de Portugal pelas tropas do corso guerreiro provocaria a transmigração da família real portuguesa às terras brasileiras. Bonaparte apressou, indiretamente, a independência do Brasil.

Em 1877, Thomas Alva Edison realizou a 1ª gravação de voz. Num cilindro de cera, reproduziu voz de menina cantando “Mary had a little lamb...” O grande invento, aperfeiçoado através dos anos, propiciaria discos de gente superafamada como os Beattles que, em 15 de agosto de 1965, reuniram 55.600 pessoas na Shea Stadium (NY, USA). Recorde de público em espaço aberto. Muito aquém dos que se amontoaram em Woodstock para ouvir a guitarra de Jimmy Hendrix e a voz de Janis Joplin, grandes estrelas no festival aberto aos 15/8/1969. Os protestos contra a guerra do Vietnã eram paz e amor embalados aos sons de rock. Muito sexo e drogas, como efeitos colaterais, marcaram e transformaram o comportamento da juventude no mundo. Restou o mote Paz e Amor cantado em prosa e verso pelos hippies.

[irp posts="141299" ]

Paz, antes da assinatura da rendição pelo Japão (1945), encerrava a guerra com os USA. Paz, sem interromper o estado de beligerância, marcaria a divisão das Coreias (1947). O amor clandestino de Ana Emília Ribeiro (Anna de Assis) pelo cadete Dilermando de Assis levaria Euclides da Cunha -- esposo traído -- à morte por bala em confronto com o rival (1909).

No feriado quis rever sobrinhos e amigos da velha Indaiatuba, de onde saí há 69 anos. Contando por alto, mais de 75% de minha vida aconteceu aqui na terra rasgada pelas águas do Sorocaba, do Supiriri, do Água Vermelha, do Lageado, do Itanguá e outros. Todo esse tempo permitiu-me fazer amizades em número bem maior que os da terra onde nasci. Lá restam apenas cinco ou seis amigos. Um comerciante que foi meu padrinho no casamento civil, um ex-bancário empresário que foi colega de classe no primário, um advogado a quem ensinei rudimentos de inglês e dois barbeiros -- um companheiro de bailes e esportes, outro de serestas e tertúlias. Meu padrinho Chaim (nascido aos 15/8/1929), atendeu meu telefonema durante sessão de diálise. Outro, ex-bancário/empresário colega de turma, estava em cadeira de rodas; ao me ver, esboçou largo sorriso, mas logo voltou às profundezas do Alzheimer. O advogado, meu aluno de inglês, está recolhido a uma casa de repouso. Os barbeiros estão bem. Um deles aposentou-se da profissão e da boemia, mas ainda canta no coro da igreja. O que ainda trabalha, aos 86 anos, continua fazendo a cara e a cabeça dos indaiatubanos, no mesmo salão onde ouvíamos cantar e dedilhar seu violão. Numa cadeira meio escondida, o “companheiro inseparável” permanece à disposição do seresteiro homem de família.

Voltei para minha terra de adoção, meio desconfiado de que fazer a barba e cortar cabelo alheio podem fazer bem à saúde. Desde que acompanhados da alegria de cantar...

Aniversário de Sorocaba, 2019

Edgard Steffen é médico pediatra e escritor. E-mail: [email protected]