Buscar no Cruzeiro

Buscar

A importância do voluntariado para a sociedade

06 de Abril de 2019 às 21:36

José Crespo

O voluntariado é o principal pilar do chamado “terceiro setor”, que tanto colabora para o desenvolvimento da coletividade. Todas as obrigações são do Estado, e não fosse o terceiro setor, os recursos públicos não seriam capazes de cumpri-las.

O voluntariado não deve ser confundido com “assistencialismo”, pois objetiva despertar as pessoas para os seus direitos e deveres como cidadãos e também para a força que passam a ter quando se organizam em solidariedade coletiva, a melhor forma de amor ao próximo.

Atualmente as transformações sociais, com as decorrentes reformas do Estado, embaralharam as tarefas estritamente públicas com as privadas, o que foi bom, pois o povo, destinatário de todos os esforços, é um só e deseja resultados -- acima de tudo. Hoje, com esclarecimento até do Supremo Tribunal Federal (STF), o terceiro setor pode (e deve) colaborar em todas as áreas, sem exceção.

A atuação voluntária constitui uma das formas de realização de uma cidadania ativa e participativa, materializando solidariedade social. Portanto, deve ser estimulada pelos governos como meio de fortalecer a integração de classes, promover a igualdade, a inclusão e a promoção humana no caminho dos valores cristãos e no sentido da incansável busca de fraternidade universal.

O estímulo ao voluntariado como apanágio de cidadania ativa é necessário e relevante na busca de uma coletividade de mais harmonia, justiça e paz -- menos egoísta, menos imediatista e menos individualista.

Tanto que ensejou a regulamentação da atividade por meio de Leis, em diversos países.

No Brasil, por meio da Lei federal 9.608, em 1998, de autoria do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em Sorocaba, essa lei foi referendada pelo prefeito Renato Amary, através da lei municipal 6.406, em 2001.

Consciente da importância do voluntariado e de dar-lhe vigor e extensão, logo que assumi o governo municipal determinei estudos de regulamentação que resultaram no Decreto 22.930, criando o Programa “Sorocaba Voluntária” em que a Prefeitura incentiva, cadastra e oferece pessoas, qualificadas academicamente ou não, mas todas com desejo de servir à comunidade e ao próximo, para prestar serviços nas dezenas de organizações sociais e filantrópicas da cidade.

A vantagem do “Sorocaba Voluntária” para as entidades do terceiro setor é que as despesas havidas nessa prestação (passes de ônibus, refeições, treinamentos etc) podem ser arcadas pelo erário público.

Bons exemplos não faltam. Um que merece destaque é a de uma veterinária do zoológico da cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, que sempre escutou falar do trabalho desenvolvido no Quinzinho de Barros de Sorocaba, que se cadastrou em nosso programa e atuou gratuitamente como voluntária durante um período em prol desse que é nosso cartão-postal. Outro bom exemplo é o de um estudante de biologia que atuou como voluntário no Jardim Botânico, na produção de mudas e manutenção de jardins. O projeto “Leiturando”, promovido pela Secretaria da Cultura e que visa promover a exposição de histórias com a participação de pais e filhos e, com isso, estimular que os adultos resgatem esse hábito com suas crianças em casa, é outro exemplo em que a Prefeitura conta com a preciosa ajuda de voluntários, graças ao meu decreto.

O “Sorocaba Voluntária” está indo tão bem que, como infelizmente acontece no pantanoso terreno das paixões e ambições políticas, passou a ser apedrejado, difamado e injuriado.

Interesses venais de partidos políticos e pré-candidatos a prefeito acusam os voluntários de estarem “usurpando funções públicas”, como se houvesse essa “reserva de mercado”.

Tentam, mas “não passarão”, igualar por baixo os excelentes voluntários que já temos e outros novos que se apresentam a cada dia, temerosos de que sua eficácia contraste com o corporativismo, a desídia e a indolência que ainda subsistem.

Pobre é a política dos que, em vez de se associar e colaborar com os que inovam, trabalham e crescem, ocupam-se apenas em desconstruir, criar embaraços e semear dúvidas.

Mas a melhor resposta para essas correntes do mal é trabalho, trabalho, trabalho. Calar-se-ão diante dos resultados sociais que semeamos e que estão sendo colhidos diante de quem tem olhos para ver e amor por Sorocaba no coração.

José Crespo é prefeito de Sorocaba.