Buscar no Cruzeiro

Buscar

A fé e o amor unem e aproximam as pessoas

26 de Março de 2020 às 00:01

Lucimeire Tomé

No mês de setembro, meu marido e eu tivemos a oportunidade de conhecer o Santuário de Fátima, em Portugal. Passeio inesquecível.

O lugar com certeza é maravilhoso, mas o que mais nos chamou à atenção é a diversidade de pessoas que ali se encontram.

Participamos de momentos de peregrinação, entre eles a missa e o rosário. Presenciamos um verdadeiro espetáculo religioso e de fé. Aquela imensidão de pessoas vindas do mundo inteiro rezando a mesma oração -- Pai Nosso e Ave Maria e cada um orando no seu idioma, mas com o mesmo ardor na fé. Cena que jamais apagará de nossas mentes. Tivemos a mesma percepção de como a fé e o amor unem as pessoas. Todos estavam ali pelo mesmo Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe e nossa Mãe Maria.

Havia uma sinergia indescritível e um sentimento de ternura que envolvia as pessoas. Todos que estavam ali sentiam-se irmãos, filhos do mesmo Deus e eram gentis uns com os outros. O amor que Jesus pede que sintamos uns pelos outros acontecia naquele momento e naquele lugar. Nos sentimos cuidados de pertinho pela Nossa Mãe. E que sensação boa saber que temos uma Mãe e que podemos recorrer a ela nos momentos de desespero e angústia.

Podemos dizer ainda que sentimos esse amor entre irmãos por toda a cidade de Fátima. Realmente o lugar que Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em 1917, é um lugar abençoado. Quero relatar aqui um fato ocorrido no último dia. Fato que me impressionou e fortaleceu ainda mais a minha fé. No primeiro dia em Fátima, parei na primeira loja (são muitas!) e comprei medalhinhas. Pensei ter pago caro nas medalhinhas e também achei que a moça que vendeu zombou de nós, pois éramos turistas e talvez estivéssemos pagando um valor maior em algo que valia menos. Vi na vendedora um olhar e sorriso maroto e comentei com meu marido. Pensei ainda como aquele lugar, onde se vendiam os objetos poderiam ser apenas de comércio e que as pessoas que ali estavam trabalhando não necessariamente tinham fé. Posso dizer que no pensamento julguei aquela vendedora e todos os outros que ali realizavam seus trabalhos.

Bom, os dias se passaram e no último dia e no último momento me dei conta que o colarzinho que havia comprado para uma de minhas netas não tinha o pingente do anjo da guarda e para piorar, a maioria das lojas já estavam fechadas e aproximava-se a hora da última bênção dos objetos, pois no dia seguinte iríamos embora logo cedo. Fiquei chateada com a situação. Queria presentear as minhas duas netinhas da mesma forma e com a imagem do anjinho da guarda abençoado. E aí começou minha entrada nas lojas que ainda restavam abertas, mas ninguém tinha pra colocar na hora. A bênção já ia acontecer. Estávamos atrasados. Meu marido tinha me desanimado, esquece, diz ele. Agora já foi.

Nesse momento entrei na última loja, pois o Rosário já iria iniciar. Para minha surpresa essa loja era a mesma que conheci logo que cheguei em Fátima onde comprei as medalhinhas. A moça que veio me atender era a mesma que outrora julguei precipitadamente.

Bem, a vendedora veio ao meu encontro oferecendo ajuda. Expliquei a situação e pensei comigo, se tiver a medalhinha ela irá cobrar bem caro. Porém como eu queria muito já estava preparada e iria realizar o prejuízo.

A moça rapidamente me ajudou a escolher um anjinho da guarda, tirou-o de um colar que estava pronto e montou o colarzinho da minha netinha como eu queria. Tudo muito rápido. Perguntei o valor da medalhinha e ela olhando nos meus olhos e sorrindo me disse: não vou lhe cobrar nada, só peço que se puder reze uma Ave Maria por mim.

Saí da loja atordoada e ao mesmo tempo emocionada. Pensei como Nossa Mãezinha é cuidadosa e caprichosa. Claro que não gostaria que saísse de sua casa com impressões ruins. Mostrou através daquela pessoa qual é o verdadeiro sentido daquele lugar. Voltei correndo à loja.

Moça, como é o seu nome? Sorrindo ela me disse: meu nome é Sonia.

Rezei não só uma Ave Maria para Sonia, mas ofereci todo o Rosário para todas as Sonias que ali trabalham e dedicam o seu fazer à Nossa Senhora e aos irmãos que passam por ali vindo de todos os cantos do mundo. Santuário de Fátima, lugar abençoado pelo amor de Maria. Nosso amor e gratidão a Deus eternamente!

Lucimeire Tomé é psicóloga/pedagoga e mestranda pela Uniso.