Da Bacia do Prata aos Andes: a viagem histórica do Papa Leão XIV
O Papa é o princípio visível de unidade na Igreja Católica, pois exerce o ministério da comunhão entre todas as Igrejas particulares espalhadas pelo orbe terrestre
Nos primeiros dias deste mês de novembro, o Papa Leão XIV deu início à sua sexta viagem apostólica internacional. A América Latina é o destino. Serão doze dias sem interrupção, cerca de vinte viagens de avião e helicóptero e encontros com as mais diferentes realidades sociais e pastorais de cada um dos três países que serão visitados: Uruguai, Argentina e Peru.
A viagem teve início no último dia 6 de novembro, quando Leão XIV embarcou no Aeroporto de Roma/Fiumicino e desembarcou no Aeroporto Internacional de Montevidéu, no Uruguai. Nos três países, o Papa visitará paróquias, santuários, dioceses, universidades e comunidades localizadas em áreas vulneráveis. Terá encontros com leigos, padres e bispos e celebrará a Eucaristia nas mais diversas cidades dessas três nações latino-americanas.
No Uruguai, o Papa visitará o "Santuário Mariano da Virgem dos Trinta e Três"; na Argentina, o "Santuário de Nossa Senhora de Luján". O ponto alto da visita ocorrerá no Peru, no dia 13 de novembro, quando o Santo Padre retornará à Diocese de Chiclayo, onde foi bispo diocesano de 2015 a 2023, e realizará a coroação da "Virgem Imaculada", na Catedral de Santa Maria. Desde suas primeiras declarações como Papa, Leão XIV expressou seu profundo afeto pelo Peru, afirmando que o país ocupa um lugar especial em seu coração. Ainda em Chiclayo, o Papa presidirá o encerramento do Ano Jubilar de São Turíbio de Mogrovejo, padroeiro dos bispos da América Latina. A visita apostólica terminará em 17 de novembro, quando o Santo Padre partirá da Base Aérea de Callao, no Peru, rumo a Roma.
Por que o Papa realiza visitas apostólicas? Porque ele é o sucessor de São Pedro. Jesus confiou a Pedro uma missão muito específica: fortalecer os irmãos na fé (cf. Lc 22,32). Essa missão continua na pessoa do sucessor de São Pedro, hoje o Papa Leão XIV. O Papa vai a outros países para fortalecer a fé dos fiéis, renovar a esperança das comunidades e animar a caridade.
Quando o Papa visita um país, uma cidade ou uma comunidade, não vem apenas cumprir uma agenda, participar de cerimônias ou pronunciar discursos. Uma visita apostólica é, antes de tudo, um gesto de proximidade e de missão, expressão visível da ação missionária da Igreja, que não foi chamada a ficar fechada em si mesma, mas a caminhar ao encontro das pessoas, levando-as a uma experiência do Mistério de Deus.
Uma visita pontifícia também é um chamado à comunhão. A presença do Papa pode despertar entusiasmo, mas a comunhão não se mede apenas pela emoção de um encontro. A Igreja Católica é formada por diferentes povos, culturas, comunidades, espiritualidades e expressões pastorais. Essa diversidade é uma grande riqueza, mas precisa estar unida na mesma fé e na mesma missão. Embora espalhada pelo mundo inteiro, a Igreja Católica não é um conjunto de comunidades independentes, mas um único povo reunido pela mesma fé em Jesus Cristo.
O Papa é o princípio visível de unidade na Igreja Católica, pois exerce o ministério da comunhão entre todas as Igrejas particulares espalhadas pelo orbe terrestre. Por isso mesmo, a visita de um Papa recorda que não somos comunidades isoladas, mas fazemos parte de uma única e mesma Igreja, presente nos mais recônditos lugares do mundo.
Desejamos ao Papa Leão XIV uma visita apostólica muito fecunda. Que sua presença seja motivo de alegria e de fortalecimento para toda a Igreja presente no continente latino-americano. Que, como fruto concreto desta visita, tenhamos uma Igreja mais unida e uma fé mais comprometida com a missão. Que Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, abençoe o Santo Padre e todos aqueles que participarão desta visita.
Seja muito bem-vindo, Papa Leão XIV!
Dom José Roberto Fortes Palau é arcebispo de Sorocaba.