O Projeto Metrosur adaptado

Por Cruzeiro do Sul

.

 

A versão final da revisão do Plano Diretor do Município de Votorantim, reportada por este jornal na edição de 19 de novembro, fez-me lembrar dos estudos que fiz na faculdade de arquitetura e urbanismo, ao tempo em que fui aluno. Abaixo seguem alguns comentários.

Um dos vários realizados foi do Projeto Metrosur, linha subterrânea de metrô circular, que interligou ao município de Madri os de Alcorcón, Leganés, Getafe, Móstoles e Fuenlabrada. Teve a finalidade de ordenar a área territorial com novos modelos de acessibilidade urbana, sem alterar a legislação de uso do solo. Aludida interligação ocorreu após a implantação do aludido metrô circular, que favoreceu o desenvolvimento daqueles municípios, a requalificação do espaço e a acessibilidade no recorte urbano onde a malha ferroviária foi implantada.

A estratégia de interligação perimetral reduziu o tempo de viagem entre aqueles municípios e as desigualdades regionais da distribuição dos empregos e da população. Empresas e outras atividades que atualmente lá se encontram poderiam ter escolhido outros, se não houvesse o Projeto Metrosur.

Assim como em Madri, outros projetos estão implantados em outras cidades, das quais são exemplos Berlim, Londres, Moscou e Paris. Nestas, linhas de metrô em arco ou em círculo conectam, ao centro destas capitais, suas respectivas áreas urbanas periféricas ou perimetrais.

Referido projeto espanhol pode ser adaptado às regiões urbanas municipais, em que bairros periféricos sejam deficientes de infraestrutura urbana. Será necessário identificar quais são, as via de acesso, os equipamentos públicos faltantes e desenvolver as conexões entre eles, seja por transporte de ônibus, BRT ou metrô (de superfície ou subterrâneo).

Além dessas conexões, outras podem ser incluídas e compor um sistema intermodal, ao melhor tráfego de veículos e de pessoas. Áreas destinadas ao comércio, habitação e lazer serão projetados para dinamizar a economia desses bairros, requalificá-los e diminuir os deslocamentos aos centros urbanos daqueles municípios.

Esses bairros podem ser requalificados com a criação legislativa de áreas para a verticalização de edifícios, de uso misto (comercial e residencial) ou outros, ocupar os espaços vazios com centros industriais, habitações populares, parques públicos, postos policiais, de saúde ou outras destinações.

Conclusivamente, o Projeto Metrosur criou uma malha urbana entre Madri e os municípios perimetrais, que tiveram melhorias na qualidade de vida dos habitantes com incremento da economia local, na oferta de empregos e redução do tempo das viagens. A adaptação para regiões urbanas municipais pode ser realizada, na oportunidade legislativa e na conveniência do projeto, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos habitantes e do desenvolvimento dos municípios. Nada a mais.

Marcelo Augusto Paiva Pereira é arquiteto e urbanista.