Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escrito por Vanderlei Testa

A minha revelação e os desejos dos leitores para 2022

Que as horas passem mais lentamente e que tenhamos tempo para prosear, os ombros fiquem mais leves e as noites de sono sejam tranquilas

04 de Janeiro de 2022 às 08:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
2022
2022 (Crédito: Arte: VT)

Primeira terça-feira de 2022. Uma nova jornada que começou dia 1º de janeiro em meio aos fogos de artifício, réveillon com restrições pela pandemia, pulinhos de ondas nas praias, promessas e caminhada de Aparecidinha até a Catedral Metropolitana de Sorocaba. A fé do povo brasileiro se manifesta em ilusões e realidades. Vale tudo para se fortalecer a esperança de que algo vai mudar para melhor. Muitas famílias em férias viajando, recomeço de calendário com os dias sendo assinalados e agendas organizadas para compromissos.

De minha parte, mais uma vez estou à frente das folhas que escrevi para cumprir as metas do ano. Procuro dividi-las em blocos de ações nas áreas: espiritual, profissional, familiar, comunitária, de lazer, cultural e de saúde. Ajuda muito programar as visitas médicas preventivas no cardiologista, pneumologista e outras especialidades responsáveis pelo acompanhamento físico do corpo. Na área espiritual, busco melhorar em metas e esforços de regras de vida que levem a uma conversão diária dos meus defeitos. E, assim, cada bloco enche uma página de itens a serem observados e cumpridos com alegria em 2022.

Na próxima quinta-feira, estarei completando 31 anos de uma experiência mística, desde aquele dia 6 de janeiro de 1991, quando tive a graça de receber uma unção que até hoje envolve o meu ser espiritual. Dia da Epifania (Revelação) do Senhor na celebração da Igreja Católica (em 2022, dia 2 janeiro), fui agraciado inesperadamente e sem merecer, por uma graça na consagração da Eucaristia. Nunca e nada mais na minha vida foi igual após esse dia na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Mongaguá. A imagem de Jesus Misericordioso naquele enorme painel no altar aproximou ainda mais a emoção da realidade em viver esse momento. Ser amigo de Jesus foi o melhor presente da minha vida, que agradeço diariamente em nossa prosa matinal.

Janeiro tem datas que celebro com alegria. Aniversário da minha saudosa mãe, Carmela, que viveu 94 anos entre nós e foi um exemplo de mulher dedicada à sua missão neste mundo. Aniversários de amigos especiais e o meu próprio aniversário no mês de janeiro, quando nasci numa segunda-feira, 27, às 9h, em parto realizado na casa onde meus pais moravam, na rua Santa Maria 111. Realmente um começo de Ano Novo repleto de emoções em recordações e sentimentos de gratidão pelo dom da vida.

Dia 27 janeiro também nasceu o meu amigo Fernando Dini, filho da Sônia. Ela mora na casa que eu nasci. Dia 28, o Wilson Justo. Seres humanos abençoados pelo dom da humildade. São Tomás de Aquino é um santo e doutor em teologia que teve o seu nome registrado como Tommaso Aquinate, no ano de 1225. Educado por monges beneditinos, ingressou posteriormente na Ordem dos Dominicanos, em 1244. Entre as suas frases, destaco essa que até hoje é divulgada por conta das sábias palavras: “A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”.

Dia 10 de janeiro é a data consagrada ao nascimento da jovem Filomena, patrona do Santuário de Santa Filomena. Tenho uma história de vida nesse santuário, desde quando começou em um salão no Jardim Abaeté, em 2005. Em 2015 escrevi a primeira edição de um livro contando a minha experiência nesse lugar que recebe devotos de várias partes do Brasil. Considerado como o maior em construção da América Latina, o Santuário de Santa Filomena, de Sorocaba, me inspirou novamente em uma segunda edição do livro “Amigos de Santa Filomena”. Agora totalmente colorido e com ilustrações fotográficas, os leitores poderão apreciar como está bonito e grandioso esse lugar. O relançamento será no dia 10 de janeiro de 2022 e os livros estão disponíveis no bazar do santuário. A renda total da venda dos exemplares é revertida em prol das obras de construção do santuário.

Fiz uma pesquisa com os leitores perguntando: O que vocês esperam realizar em 2022 ou gostariam que fosse realizado em seu bairro? Entre as respostas, Moacir Vigari destacou: espero receber a notícia de que a Covid-19 não mais esteja em circulação no mundo e que todos estejamos com saúde para voltar a viajar com segurança. Maria Aparecida Almeida Dias de Souza enfatizou três vezes: “viajar”! Cidinha Zambianco escreveu: “Que as horas passem mais lentamente e que tenhamos tempo para prosear, os ombros fiquem mais leves e as noites de sono sejam tranquilas”. Thais Helena Neves, advogada: “Quero ver meu projeto de trabalho, mais que isso, de vida, atingindo muitas pessoas; Harmonize Sistêmico daqueles que tocam a alma e só querem o bem da humanidade”. Maria Penha Antunes: “Viver é não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar a beleza de ser um grande aprendiz da vida”. Nelci Mathias Severiano: “Voltar a trabalhar, mas se não for isso o que Deus tem preparado para mim, vou dar o meu melhor em tudo o que Ele me proporcionar”. Rosana Roz Barscevicius: “Viajar e matar a saudade do meu filho que estuda nos Estados Unidos”. Richelieu Tarcisio Hingst Costa: “Chegar em 2023 com saúde de todos em casa, meus amigos e viver intensamente o ano de 2022”. Luiz Otávio Nóbrega Lucchesi: “Encontrar meu grande amor e conquistar a minha casa própria”. Alex Rondelo: “Curtir um pouco mais a vida”. Edson Freitas: “Transformação do estádio Humberto Reale em um centro de treinamento para o São Bento. Que essa decisão da diretoria possa revelar novos talentos para Sorocaba, como foram Paraná, Marinho Peres e Luiz Pereira”. A Renata Espinosa tem uma proposta interessante para a Vila Hortência, cuja população supera 100 mil habitantes: a implantação de um laboratório de análises clínicas com atendimento de convênios e particular, para acabar com as dificuldades dos moradores que precisaram em 2021 se locomoverem às clínicas do centro da cidade. Ademir Stange focou na cultura e espera que em 2022 seja criado o Museu da Colônia Espanhola. Fernanda Brizzotti deseja comemorar em março de 2022 os 101 anos de vida de sua avó Maria José “Zezé” Ferreira (1º foto da arte). (Vanderlei Testa)