Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matheus trabalha junto às crianças com as bênçãos de dom Bosco

Artigo escrito por Vanderlei Testa

12 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

O artigo de hoje é dedicado ao Dia das Crianças e a um devoto de Nossa Senhora Aparecida. Ele é querido das crianças e de milhares de alunos que estudam, ou estudaram, no colégio dos padres salesianos. O seu nome é José Ananias Matheus. O filho dos saudosos Ananias e Laura Micael é um exemplo de vida. Aqui em Sorocaba, entre milhares de Matheus, há o Matheus que trabalha e testemunha há 45 anos sua bondade, simplicidade e imenso amor pelo que faz diariamente. Ele optou em se dedicar integralmente ao trabalho na área de educação, com as crianças e juventude da congregação de dom Bosco.

Publiquei uma pesquisa para discernir nomes a serem homenageados. A resposta imediata dos leitores foi para o Matheus, do Salesiano. Pensei! O que faz concentrar tão rápido o mesmo nome Matheus no pensamento de tanta gente? O que levou o Matheus a ser amado e querido pelos pais e seus filhos, alunos do colégio? Não foi a riqueza, seus bens, diplomas, cargo ou profissão com PHD e mestrado. A atração do Matheus é humana e a pureza de coração em tratar o próximo com dignidade.

Depois do resultado da pesquisa fui à busca de informações sobre o Matheus. Falei com ele e comecei assistindo um vídeo publicado com mais de 10 mil visualizações de uma homenagem no dia do seu aniversário, de professores, pais e alunos. As imagens mostram o Matheus subindo as escadarias do salão da escola. Com ele, algumas professoras o conduziam até o portal. A emoção e a reação do Matheus ao enxergar centenas de crianças, pais e mestres são transparentes: “Tudo isso é pra mim?”. “Sim, Matheus”, falaram as professoras, “esses aplausos e alegria da criançada é para você, o nosso acolhedor diário como inspetor de alunos. Um anjo da guarda protetor devido a sua responsabilidade, profissionalismo e humildade na sua atividade”.

Foi marcante assistir a entrega do presente dos alunos. No seu coração, Matheus devia estar pensando, eu não mereço tanto carinho, faço só a minha missão de cristão de trabalhar e amar o que faço. O reconhecimento faz bem à alma, ao corpo e à mente. Prova disso, é que imediatamente à postagem do vídeo, enalteceram a vida do Matheus as centenas de pais e ex-alunos que conviveram em suas infâncias e juventude escolar ao seu lado. Que lindo que as nossas crianças fazem parte dessa história e aprendam que é dando e fazendo a alegria do irmão que se recebe e agrada aos olhos de Deus!

“Seja feliz, Mateus, que tanto bem faz as nossas crianças”, disse Shirlei Pereira. A Thacis Parisi se manifestou assim: “Grande Matheus! Um ser humano mais que especial. Merece cada homenagem.” “Parabéns Matheus, você é, e sempre será especial pra minha família”, citou Jaqueline Melo. “Bela atitude dos pais, o Matheus é um exemplo inesquecível para os nossos filhos. Matheus é um ser humano incrível, repleto de amor! Deus abençoe a todos que organizaram esta homenagem”: Adriana Salvalaggio. “Nosso patrimônio histórico. Eu o conheço desde meus 15 anos. Uma pessoa fantástica”. ressaltou César Benini. “Parabéns às crianças, pais e professores que apoiaram a ideia de homenagearem o Matheus”: Tamires Antunes. “O Matheus sempre foi um grande exemplo para todos. Uma pessoa incrível a quem sempre tive imensa admiração. Foi emocionante essa entrega de presente e homenagem ao Matheus. Ele merece muito pela dedicação as nossas crianças. Que Deus o abençoe muito e todos por essa iniciativa”, destacou a Renata Biscaino. “Parabéns Matheus! Homem de Deus! Simplicidade, simpatia, humildade! Qualidades do grande Matheus”, disse Daniel Cintra.

Em agosto de 2021 foi o aniversário de 77 anos do Matheus. Uma nova surpresa o aguardava. Ele ganhou uma bicicleta dos alunos, pais e professores para substituir a sua bike que usa para ir trabalhar. Ele me contou e se emocionou.

Dom Bosco é o patrono da congregação salesiana e foi apaixonado pelo ensino às crianças e à juventude. Deixou o seu legado inspirador a milhões de pessoas. Ele instituiu oratórios festivos em muitos países onde se fazem presentes os salesianos reunindo jovens. Nos finais de semana, Matheus dá aulas de formação aos jovens carentes no Oratório. A história de como o Matheus iniciou o seu trabalho no Salesiano no dia três de novembro de 1976 é providencial. Mesmo já tendo passados 45 anos, não será esquecida pelo seu amigo Sérgio Antunes de Oliveira. Ele me contou que cursava o 3º ano do ensino médio no Salesiano e trabalhava no colégio para pagar a bolsa de estudos. Sérgio relembra que nesse ano, o padre Pavani precisava contratar um guarda noturno para a escola. Como o Sergio era um aluno conhecido entre os dirigentes do colégio, seguiu o seu coração e lembrou-se do Matheus que tinha acabado de mudar para Sorocaba. Ele estava em Sorocaba com os pais e nove irmãos, Aparecido, Vicente, Benedito, Sebastião, Silvana, Maria de Lourdes, Maria Elena, Francisca e João. Moravam em São Pedro do Turvo e tinham se mudado para a cidade, para perto do Salesiano.

Novo em Sorocaba, o Matheus já tinha conquistado muitas amizades no bairro. Fui uma delas, cita Sergio. Na época, não pensei duas vezes. O Matheus aceitaria essa vaga. Desci correndo do colégio até sua casa que ficava na rua Natal, Jardim Paulistano. Cansado, puxando o fôlego, mas entusiasmado, contei ao Matheus da vaga de guarda noturno. O padre Pavani queria conhecê-lo para entrevistá-lo. Matheus se arrumou e, em poucos minutos, chegou ao colégio salesiano para conversar com o padre. O seu jeito simples, mas de personalidade forte e responsável, cativou o sacerdote. A vaga estava garantida. No dia seguinte, começou a trabalhar no Salesiano, onde está até hoje como um dos melhores amigos dos alunos. Os seus 77 anos de vida são um verdadeiro testemunho de amor.

Matheus me disse na entrevista: “Quando for fazer alguma coisa, agradeça a Deus por estar fazendo. Faça tudo com amor e carinho”.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul. Contato: [email protected]