Buscar no Cruzeiro

Buscar

O futuro é uma Sorocaba tecnológica

Artigo escrito por Erly Domingues de Syllos

12 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Erly Domingues de Syllos.
Erly Domingues de Syllos. (Crédito: Divulgação)

Neste aniversário de 367 anos de Sorocaba, celebrado em 15 de agosto, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), representando o setor industrial da nossa cidade, faz uma reflexão não somente sobre o glorioso passado daquela que um dia foi chamada de Manchester Paulista, mas também sobre o promissor futuro dessa que já é a sétima cidade do Interior mais rica do Brasil.

Bem sabemos que desde a época dos tropeiros, o empreendedorismo e a indústria de transformação fizeram e continuam fazendo de Sorocaba uma cidade que não para de crescer, com grande potencial de desenvolvimento e de qualidade de vida.

Por essa razão, queremos focar no que devemos esperar a respeito do futuro da nossa cidade, uma Sorocaba que hoje tem uma participação muito forte de empresas de alta tecnologia e de empresas multinacionais que já vivem a revolução 4.0.

Também cabe ressaltar as muitas indústrias que têm perspectiva de vir para cá, principalmente em função do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 do País, que foi recentemente inaugurado, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que aqui estiveram.

Toda essa revolução tecnológica na indústria, traz como resultado a geração de novos empregos não somente para a cidade, mas também para toda a Região Metropolitana. Além disso, hoje estamos em um excelente momento de capacitação profissional com faculdades e universidades de ponta, todas elas se relacionando com o setor produtivo, não somente industrial, mas também do comércio e da construção civil.

Todos esses aspectos fazem com que a cidade hoje, com mais de 700 mil habitantes, tenha uma perspectiva positiva pós pandemia, com acelerada retomada da economia e as indústrias trabalhando fortemente para esse desenvolvimento, gerando empregos e riquezas.

Esse cenário, aliado à parceria entre o poder público e o setor produtivo, são atrativos para novos investimentos. Prova disso é que recentemente Sorocaba foi eleita a quarta melhor cidade das Américas para investir na categoria relação custo-benefício, segundo o ranking feito pela revista inglesa Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times. Isso não é um mero acaso, é fruto de um trabalho consistente e de muita dedicação.

Essa é a nossa visão de futuro. Uma cidade que tem uma indústria diversificada, trabalha com energias renováveis, um conceito de cidade inteligente e também tem o apoio de universidades, escolas técnicas e do Senai, sempre amparando e pensando na capacitação profissional. Certamente, esse caminho nos levará a uma Sorocaba tecnológica e com qualidade de vida.

Erly Domingues de Syllos é diretor titular do Ciesp Sorocaba.