Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parabéns à Sorocaba que constrói e salva vidas

Artigo escrito por Maristela Alves Lima Honda

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Maristela Alves Lima Honda.
Maristela Alves Lima Honda. (Crédito: Divulgação)

Sorocaba completa esta semana 367 anos, data oficial instituída pelo ex-prefeito José Crespo Gonzales, uma vez que sua fundação datava de anos antes. Em fins de 1654, já tendo construído casa e capela, o fundador Baltazar Fernandes, originário de Santana do Parnaíba, aqui já residia com a família e escravos.

Cem anos mais nova que a cidade de São Paulo -- esta a 12ª cidade mais antiga do Brasil -- Sorocaba é hoje um dos melhores entre os maiores municípios do Brasil: 12º lugar, avaliação que envolve educação, saúde, segurança e saneamento, segundo empresa de consultoria e planejamento.

Nossa moderna cidade de quase 700 mil habitantes é a quarta maior cidade do interior de São Paulo. A construção física da cidade acontece pelas melhores empresas de engenharia civil, muitas delas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção (SindusCon-SP) e ao Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP). O setor não deixou de crescer mesmo durante o fenômeno Covid-19. Elevou sua atividade, aumentou o nível de emprego do setor. De julho de 2020 a junho de 2021, a construção abriu 322.697 novas vagas, um aumento de 15,15%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e tem cuidado muito da saúde de sua força de trabalho.

Com rígidas medidas de proteção, os canteiros de obras têm conseguido manter há meses os casos de contaminação dos trabalhadores abaixo de 1%, um nível bastante reduzido. Para medir essa incidência, o SindusCon-SP e Seconci-SP desenvolvem desde 1º de maio de 2020 uma pesquisa semanal, que mostra uma redução cada vez maior da Covid-19 entre os trabalhadores. Na 62ª rodada, realizada com informações de 579 obras, envolvendo 39.277 empregos diretos e terceirizados, de 22 a 28 de julho de 2021 apurou-se que os casos confirmados de Covid-19 atingiam apenas 0,09% do contingente de trabalhadores, e os suspeitos, 0,22%. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar ou veio a óbito.

Das 579 obras que continuam em andamento, nenhuma está parada; 98% do pessoal estão em atividade; 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência; 98% orientam sobre limpeza dos equipamentos de proteção individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação; 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições. Um fato que merece ressalva: já foram aplicados de mais de 14 mil testes, sempre acompanhados por um médico para estabelecimento do diagnóstico e tratamento. As perspectivas de que esse crescimento se manterá são favoráveis. Estima-se que em 2021 o PIB da construção registre um crescimento de cerca de 4%.

Acrescentando, não é apenas na área de saúde da construção civil que se pode ver uma evolução, uma grande melhoria. Na área da saúde pública gratuita, a importância de Sorocaba é revelada pelos dois grandes hospitais estaduais regionais que atendem, com qualidade, aos sorocabanos e a toda a região da Delegacia Regional da Saúde (DR-15), composta por 48 municípios. Em foco está a gestão do Seconci-SP, realizando um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que está se preparando para ser tornar um grande centro de combate ao câncer. Em pouquíssimas semanas entrará em funcionamento uma moderna radioterapia que conseguirá atender a Sorocaba e cidades vizinhas.

Nada disso seria possível se não houvesse o comprometimento e dedicação de uma excelente força de trabalho qualificada de sorocabanos e aqueles que esta fantástica cidade acolheu, que dá o melhor de si para salvar vidas e construir uma cidade cada vez mais humana para os próximos séculos. Parabéns a esses competentes profissionais. Parabéns a Sorocaba de todos nós.

Maristela Alves Lima Honda é vice-presidente, voluntária, do Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), instituição filantrópica sem fins lucrativos.