Motor

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel

Novo motor com tecnologia PowerPulse aumenta oferta do SUV que chega com mais versões
Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
As vendas da Volvo aumentaram consideravelmente no Brasil, graças à oferta de SUVs de luxo. Crédito da foto: Divulgação

A Volvo Cars apresenta para o mercado brasileiro mais uma novidade da linha 2019 de seu utilitário esportivo mais vendido na história, o XC60 D5. Com a motorização a diesel em duas versões de acabamento, Momentum e Inscription, a fabricante sueca reforça seu posicionamento no segmento e aumenta a gama do modelo, que na região Sudeste apresentou crescimento de 18,4% nas vendas do mês de setembro. No acumulado deste ano, comparado ao mesmo período de 2017, o modelo registrou crescimento de 9,19%. O SUV já acumula 1.992 unidades emplacadas em 2018.

O desempenho de vendas do XC60 ilustra os ótimos resultados da marca nessa região do país. Em setembro foram emplacadas 289 unidades contra 187 do mesmo mês em 2017, alta de 54,5%. O crescimento da Volvo é ainda maior no período de janeiro a setembro deste ano. Com 2.888 carros vendidos, ante 1.562 de igual período no ano passado, a fabricante sueca atingiu um crescimento consistente de 84,8%.

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
O XC60 D5 conta com câmbio automático de oito velocidades. Crédito da foto: Divulgação

Motor diesel avançado

O XC60 D5 é equipado com um motor biturbo de 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de 235 hp é também acompanhada de muita força: são 480 N.m de torque máximo, alcançados em baixa rotação, entre 1.750 e 2.250 rpm (37% maior do que o motor T5 a gasolina, com 350 N.m). O XC60 diesel sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.

A modernidade do D5 Drive-E reflete-se na solução tecnológica pioneira da Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um forte desempenho no arranque do modelo por meio de um sistema de ar comprimido.

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
O interior é requintado, com materiais de boa qualidade e tem desenho agradável. Crédito da foto: Divulgação

O equipamento atua com um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, comprime-o para armazená-lo num depósito. Ao pressionar o acelerador com o automóvel parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros, em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberadopara o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência cria justamente a reação instantânea do motor. O ar no depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador. Essa tecnologia exclusiva garante ótimo desempenho de arranque sem comprometer a eficiência do motor Drive-E. O veículo conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

A forte personalidade da dianteira é expressada pelo sistema de iluminação entre seus concorrentes. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo:

Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;

Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
O modelo traz um sistema multimídia completo no centro do painel. Crédito da foto: Divulgação

Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;

Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” martelo de Thor a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. O sistema LED também está presente nos faróis de neblina.

Interior sofisticado

O interior do XC60 D5 utiliza materiais de boa qualidade por toda a cabine. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. Os bancos são revestidos com couro e têm regulagem elétrica também do suporte lombar.

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
O XC60 D5 tem um arsenal tecnológico que o torna um veículo extremamente seguro. Crédito da foto: Divulgação

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Tecnologias melhoram segurança

O XC60 D5 é equipado com o inovador City Safety de segunda geração, que inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O sistema City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

Leia mais  Fiat Nova Strada ganha série limitada

Presente na versão Inscription, outros dois recursos inovadores avançam para a segurança exemplar do veículo:

Volvo traz para o Brasil o SUV XC60 com motor diesel
O XC60 D5 tem um arsenal tecnológico que o torna um veículo extremamente seguro. Crédito da foto: Divulgação

Mitigação de Pista Oposta, que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

Sistema de Informação de Ponto Cego, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O SUV também disponibiliza como itens de série assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Leia mais  Debate positivo sobre mobilidade sustentável

Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo. Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free na versão Inscription).

O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950.

Comentários