fbpx
Motor

Volvo traz para o Brasil a nova geração do sedã esportivo S60

Construído sobre plataforma modular, o S60 é o primeiro sedã híbrido plug-in do segmento premium
Volvo traz para o Brasil a nova geração do sedã esportivo S60
O S60 é o único sedã premium a oferecer de série controle de cruzeiro adaptativo em todas as versões. Crédito da foto: Divulgação

Desembarca neste mês no Brasil a mais recente geração do Volvo S60, produzido na nova fábrica do grupo sueco na cidade de Charleston (Carolina do Sul), nos Estados Unidos. Com esse modelo, a marca retorna para o segmento de sedãs premium com uma proposta inovadora: design esportivo e sedutor, ampla gama de motorização que reforça sua estratégia na eletrificação e equipamentos de série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos ao ano.

Veículo renovado

O S60 foi totalmente renovado. Agora é produzido sobre a plataforma modular SPA, a mesma dos modelos das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60). O conjunto ótico com o distintivo formato em T conhecido como Martelo de Thor confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.

Leia mais  Vendas da Ranger crescem em outubro

A plataforma modular SPA permitiu também reunir em um só automóvel recursos ainda mais avançados de dirigibilidade e conectividade, que colocam o renovado S60 em um patamar superior em seu segmento.

O modelo foi projetado para proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um sedã premium. Para isso, o veículo chega equipado com ampla oferta de motorizações, sempre amparado por controle dinâmico de estabilidade e de tração nas quatro versões designadas para o Brasil: T4 Momentum (190 hp), T5 Inscription (254 hp) e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar.

Volvo traz para o Brasil a nova geração do sedã esportivo S60
Em sua terceira geração, marca apresenta ampla gama de versões do modelo em três motorizações diferentes. Crédito da foto: Divulgação

No caso das híbridas plug-in, o modelo combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, desempenho que faz o veículo atingir do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

Leia mais  Encontro Nacional do Puma reúne carros antigos em Sorocaba

O controle do S60 por meio de diferentes modos de condução proporciona ao condutor distintas sensações ao volante. Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar facilmente entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção: Eco: privilegia economia de combustível; Comfort: prioriza suavidade no uso diário; Dynamic: para uma condução mais esportiva e Individual: customiza a configuração. As versões híbridas plug-in T8 (R-Design e Polestar) contam com outros quatro modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição.

O veículo vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga. (Da Redação)

Comentários