Motor

Volvo traz o S90 T8, o terceiro híbrido da marca

Combinados, os motores a combustão e elétrico oferecem 407 hp de potência e 640 N.m de torque
Volvo traz o S90 T8, o 3º híbrido da marca
Sedã premium é o veículo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 4,9 segundos de 0 a 100km/h. Crédito da foto: Divulgação

Aos poucos, vão aumentando as opções de veículos híbridos no Brasil, acompanhando uma forte tendência mundial, como mostrou o recente Salão de Paris. Mas na maioria dos casos, os carros com tração parcialmente elétrica que chegam ao País ocupam o topo da pirâmide, ou seja, são sofisticados, de alto desempenho e custam uma fortuna, muito acima do poder aquisitivo do consumidor médio brasileiro.

Este é o caso do sedã S90 T8 que a Volvo Car Brasil está trazendo, seu terceiro modelo híbrido no país. Ele se junta às versões eletrificadas dos utilitários-esportivos XC60 T8 e XC90 T8 para fazer da fabricante sueca a marca com a maior oferta de modelos híbridos do segmento premium no mercado nacional.

Volvo traz o S90 T8, o 3º híbrido da marca
O acabamento interno é primoroso e agrega novas tecnologias. Crédito da foto: Divulgação

O modelo, com tecnologias ainda pouco conhecidas por aqui, combina um exterior atraente com um interior suntuoso, que alia a tecnologia inovadora de seus equipamentos a materiais naturais em um ambiente elegante. Em versão única de acabamento, o S90 T8 Inscription combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, transformando-o no modelo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 0 a 100 km/h em 4,9 s.

Volvo traz o S90 T8, o 3º híbrido da marca
O sedã traz tecnologias ainda pouco conhecidas por aqui. Crédito da foto: Divulgação

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (500 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Leia mais  Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design

Compatível no modo plug-in, o S90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

Dirigibilidade única

Volvo traz o S90 T8, o 3º híbrido da marca
A tela central de 9 polegadas sensível ao toque traz muitas informações úteis. Crédito da foto: Divulgação

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e tem uma nova função. A posição B auxilia na frenagem por meio do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de 9 polegadas sensível ao toque também agrega novas informações, que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

Volvo traz o S90 T8, o 3º híbrido da marca
O carro tem acabamento superior e equipamentos diferenciados, como suspensão a ar na traseira, assistente de estacionamento e direção semiautônoma. Crédito da foto: Divulgação

O S90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

Leia mais  Dois britânicos tentam a primeira volta ao mundo em avião da Segunda Guerra

O modelo conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

PURE: condução econômica para uso urbano

Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: uso cotidiano

É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: condução esportiva

O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o S90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, assim como um sedã de desempenho arrebatador.

Leia mais  Economista e publicitário trocam de carreira pela paixão por carros customizados

O S90 possui um sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão de pássaro ao redor do carro no painel central. O sistema da câmera 360º funciona em velocidades até 10km/h e auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do veículo.

Segurança

A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o S90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no sedã, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O sedã também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 365.950. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários