Motor

Volvo lança linha 2020 e tecnologia que ajuda economizar combustível

Novo software adicionado aos motores da linha FH conseguem economizar até 10% de diesel
Volvo lança linha 2020 e tecnologia que ajuda economizar combustível
Os caminhões VM ganharam modificações na cabine que melhoram a segurança e o conforto dos motoristas. Crédito da foto: Adalberto Vieira

A Volvo Caminhões lançou nesta semana, em Itu, a linha 2020 do VM, que traz alterações na cabine e uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente que faz com que o Volvo FH, a linha de superpesados da marca, economize até 10% de combustível.

As alterações na cabine dos caminhões da linha VM da Volvo incluem uma nova frente, com um novo para-choque tripartido, o que vai facilitar os reparos nesse componente, não sendo mais necessário trocar a peça inteira. Os caminhões ganharam também novas luzes de posicionamento, as chamadas “Três Marias” que aumentam a visibilidade sobre o caminhão para quem trafega na pista oposta na estrada. O fabricante manteve o Fups (sistema de proteção frontal) como um importante diferencial dessa linha de caminhões. O VM também ganhou espelho frontal maior e o defletor de ar agora é ajustável e um novo para-sol. Com as mudanças, o VM ganhou visual mais parecido com o da linha FH.

Leia mais  Nova geração do Hyundai HB20 ganha motor turbo e muita tecnologia

Economia de combustível

A Volvo desenvolveu um software de controle de motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina dando ao veículo uma “inteligência” ainda maior quanto ao consumo de combustível. Como se sabe, o combustível representa de 35% a 50% do custo operacional do transporte rodoviário. A nova tecnologia foi adicionada às linhas de caminhões FH, FM e FMX. Os motores da linha F ganharam ainda outras novidades como novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz; novos anéis raspadores; novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido e novo turbo, com geometria mais eficiente. Outra novidade é um novo lubrificante que permite o aumento nos intervalos de trocas de até 33%.

Volvo lança linha 2020 e tecnologia que ajuda economizar combustível
Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo, explica as mudanças da linha 2020. Crédito da foto: Adalberto Vieira

Para testar os resultados de consumo a Volvo realizou testes com diversos veículos em operações reais, comparando-os com modelos da atual geração. Os veículos percorreram mais de um milhão de quilômetros em testes de operações rodoviárias e fora de estrada, com clientes que transportam cargas em todas as regiões do país.

Leia mais  Salão de Frankfurt se rende aos novos carros elétricos alemães

Uma empresa que realizou os testes tem sede em Piedade e é especializada no beneficiamento de cenoura. Conseguiu uma redução de até 5% no consumo de combustível. Os caminhões da empresa transportam cenouras de Goiás até Piedade e depois de beneficiadas, até São Paulo. Outra empresa é uma usina de São Manuel, que produz álcool e açúcar. Esta conseguiu uma economia de 10% de combustível em suas operações com caminhões que transportam internamente nas fazendas, até 150 toneladas. (Adalberto Vieira)

Comentários