Motor

Volvo Car oferece opção de blindagem para linha de SUVs

A blindagem certificada pode ser adquirida junto ao veículo no momento da compra na concessionária
Volvo Car oferece opção de blindagem para linha de SUVs
Nos testes foram realizados mais de 1.500 disparos. Crédito da foto: Divulgação

A Volvo Car Brasil passa a oferecer sua linha de SUVs com blindagem e o pedido pode ser feito no momento da compra diretamente na concessionária da marca, com todos os documentos e certificações inclusos. O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre a Volvo Cars, EDAG e Carbon Blindados, considerada uma das maiores blindadoras de veículos civis e líder de mercado no Brasil, que será a responsável pela aplicação da blindagem.

Para tornar o processo ainda mais eficiente, foram realizadas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas, proteção extra contra disparos em diferentes ângulos, reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade, entre outros.

Para atender às novas demandas, a Carbon Blindados criou uma linha de produção dedicada exclusivamente para a Volvo e investiu em treinamento específico para seus operadores.

Leia mais  Ford apresenta Ranger Thunder
Volvo Car oferece opção de blindagem para linha de SUVs
A parte balística foi certificada pela Beschussamt Ulm, autoridade alemã em testes balísticos comprovando a eficiência da blindagem em todos os calibres homologados para o nível III-A. Crédito da foto: Divulgação

Com cobertura completa de todos os componentes durante todo o período de garantia do veículo, a blindagem é certificada no Brasil e os modelos XC40, XC60 e XC90 blindados já estão disponíveis para compra em todas as concessionárias do país. Este é um projeto global da Volvo e os modelos XC60 e XC90 também serão exportados para diversos países, com trabalho inicial direcionado a mercados da Europa, América Latina e México.

Testes de performance

Para garantir a segurança dos veículos após a blindagem, foram feitos diversos testes para garantir que a performance e funcionalidade do carro não sofressem alterações.

Todo o processo demandou mais de 15.000 horas de desenvolvimento e 960 horas de testes balísticos. Foram realizados mais de 1.500 disparos, conforme norma ABNT 15000-2 com controle de velocidade e posição do projetil para garantir a máxima quantidade de energia no momento do impacto com o veículo.

A parte balística foi certificada pela Beschussamt Ulm, autoridade alemã em testes balísticos, comprovando a eficiência da blindagem em todos os calibres homologados para o nível III-A da norma NIJ 0108.01 em conjunto com a norma VPAM BR 2009 (regulamentação para o mercado europeu).

Leia mais  Novo Porsche 911 ganha versão Targa
Volvo Car oferece opção de blindagem para linha de SUVs
Após a blindagem foram feitos testes em campo de provas. Crédito da foto: Divulgação

Para garantir a máxima qualidade dos veículos após a blindagem, foram realizados testes em campos de prova para atestar a dinâmica e performance do veículo com a blindagem, testes de ciclagem dos vidros e tampa do porta-malas elétrica para atestar a durabilidade, testes de ruído e câmara fria e testes dos principais dispositivos de segurança, como disparo dos airbags.

A blindagem de aço de alta resistência que reveste o carro tem entre 2,5 mm e 3 mm de espessura; já a espessura do vidro pode ser de até 20 mm. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários