Motor

Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados

Configuração T8 Polestar Engineered traz elementos de performance exclusivos na suspensão, chassis e freios
Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados
Motor híbrido de 407 hp, recursos de segurança e conectividade, além de equipamentos diferenciados, garantem um pacote único para os modelos. Crédito da foto: Divulgação

A volvo Car do Brasil colocou a eletrificação de seus modelos no centro de sua estratégia comercial. A marca avança na oferta de veículos híbridos plug-in e lança a nova versão T8 Polestar Engineered para o sedan esportivo S60 e o utilitário esportivo XC60.

No total, a fabricante sueca disponibiliza no mercado nacional oito versões equipadas com a motorização híbrida T8, de 407 hp de potência. Além das duas novas variantes Polestar Engineered, o consumidor encontra nas 36 concessionárias da marca o S60 T8 R-Design, o XC60iT8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence, e o S90 T8 Inscription.

Hoje, 22% dos carros comercializados pela empresa no país são híbridos plug-in. Esse número deverá chegar a 40% em 2020, um ano cheio de vendas dos novos modelos eletrificados, com destaque para a chegada do XC40 híbrido plug-in, confirmado para o primeiro trimestre. A marca também colocou em ação a instalação de 500 eletropostos no Brasil, com um investimento de R$ 5 milhões.

Configuração exclusiva

Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados
O carro tem volante esportivo em couro com aquecimento. Crédito da foto: Divulgação

Os modelos oferecem todo o conforto, conveniência e segurança tradicionalmente associados à marca, combinados à tecnologia de desempenho híbrido e otimização esportiva proposta pela configuração.

A atenção aos detalhes no design começa pela dianteira. O emblema da Polestar Engineered destaca a nova grade, que possui uma pastilha preta de alto brilho pintada com um padrão de malha horizontal. A grade inferior também é pintada de preto brilhante e o para-choque é exclusivo da versão em ambos os veículos. Outra característica própria da nova configuração está na lateral, com acabamento em preto brilhante das janelas e dos espelhos retrovisores. Um elemento de destaque dos modelos está nas rodas esportivas. O S60 recebe rodas exclusivas de alumínio de 19 polegadas (pneus 235/40 R19). Já o XC60 chega equipado com um conjunto de 22 polegadas (pneus 265/35 R22).

Leia mais  Foco na mobilidade em salão de tecnologia

As pinças douradas dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos com parafusos aparentes fixados ao centro, demonstram se tratar de um modelo de alto desempenho. Na traseira, além dos novos para-choques, ambos os veículos apresentam escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do bagageiro.

Reunidos, todos esses elementos garantem ao S60 e ao XC60 T8 Polestar Engineered um visual esportivo, mas que não deixa de ser elegante e refinado, próprio do design escandinavo.

Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados
Tanto o sedã como o utilitário esportivo têm sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos ou pedestres. Crédito da foto: Divulgação

Assim como visto de fora, o passageiro sabe que está diante de um veículo exclusivo tanto ao entrar no S60 quanto no XC60 nas versões T8 Polestar Engineered. Os modelos trazem bancos esportivos revestidos com couro, costura diferenciada e o interior na cor carvão aprimoram a aparência dinâmica da cabine. Há ainda outros elementos alinhados com essa proposta, como volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shits e pedaleiras em alumínio.

Ambas as versões são equipadas com o exclusivo chassi Polestar. As molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carroceria de 10 mm a 15 mm. Isso garante ao motorista uma condução mais esportiva dos modelos, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo. O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.

Leia mais  Ano será cheio de lançamentos no setor automotivo
Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados
O S60 é equipado com câmbio automático de oito marchas. Crédito da foto: Divulgação

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

A plataforma modular SPA permitiu também reunir em um só automóvel recursos ainda mais avançados de dirigibilidade e conectividade, que colocam os modelos Volvo em um patamar superior em seus respectivos segmentos.

Os modelos combinam o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m. Os veículos apresentam desempenho que impressionam, que fazem o S60 e o XC60 atingirem do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e 5,3 segundos, respectivamente.

Leia mais  Yamaha aposta em moto para crianças
Volvo Car do Brasil avança nos modelos eletrificados
O carro tem acabamento interno de bom gosto. Crédito da foto: Divulgação

O controle dos modelos híbridos por meio de diferentes modos de condução proporciona ao condutor distintas sensações ao volante. Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar facilmente entre quatro configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção: Pure, condução econômica para uso urbano; Hybrid, o modo padrão dos modelos, programados para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível; Power, com foco na condução é a performance e AWD (All Wheel Drive), para tração permanente conforme demanda específica.

Os veículos vêm equipados com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas em tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar os carros com tomadas de menor amperagem, mas o tempo de recarga é maior. O S60 T8 Polestar Engineered é vendido por R$ 309.950 e o XC60 T8 Polestar Engineered sai por R$ 335.950. (Da Redação)

Comentários