Motor

Visitantes testam direção autônoma em caminhões na Fenatran

A Mercedes-Benz é a primeira marca a disponibilizar um caminhão com direção autônoma para test-drive
Visitantes testam direção autônoma
O Mercedes-Benz Atego 2730 6X4 trabalha junto com colheitadeiras. Crédito da foto: Divulgação

A Mercedes-Benz é a primeira marca a disponibilizar um caminhão com direção autônoma para test-drive na Fenatran, que é considerado o maior salão de veículos comerciais da América Latina.

Fruto da parceria entre Mercedes-Benz e Grunner, empresa de tecnologia para o campo, o Atego 2730 6×4 será o único caminhão com essa tecnologia que estará à disposição dos motoristas no Fenatran Experience.

Nessa experiência, os motoristas poderão testar como funciona o caminhão com direção autônoma que opera juntamente com as colheitadeiras no campo e que vem fazendo grande sucesso no Estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, e também em outros estados. Com ajustes de bitola, georreferenciamento e direção autônoma, os modelos Atego, que são equipados com câmbio automatizado, asseguram precisão na operação, evitando o pisoteio das linhas de plantio.

Leia mais  Dodge Dart brasileiro completa 50 anos sempre atual

O caminhão mais rápido

Visitantes testam direção autônoma
O Volvo Iron Knight é atração no estande da marca. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

Uma das atrações do estande da Volvo na Fenatran é o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), considerado o veículo mais veloz do mundo. Detentor de dois recordes mundiais – de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 m), o modelo carrega um motor de 2.400 cv e brutos 611,8 kgfm de torque.

O veículo, que foi fabricado para bater recordes de velocidade e desenvolvido pela Volvo Trucks, percorrerá vários países da América Latina. Esse caminhão é equipado com motor D13 e caixa de câmbio I-Shift de dupla embreagem, com potência de 2.400 cavalos e torques de 6.000 Nm. O motor obteve alterações para alcançar essa potência, como a adição de quatro turbinas e três radiadores. O seu teste de desempenho foi realizado em uma pista no norte da Suécia, onde o caminhão fez 1.000 metros em 21,29 segundos e com 169 km/h de média.

Leia mais  Recall do Onix Plus por incêndio inicia dia 18

Nos 500 metros, o Iron Knight atingiu um tempo de 13,71 segundos e 131,29 km/h de velocidade média. A velocidade máxima alcançada foi de 276 km/h. O caminhão é pilotado somente pelo experiente piloto Boije Ovebrink, uma fera das competições, com mais de 30 anos de experiência e vários recordes quebrados. Boije está no Brasil pela segunda vez para participar da Fenatran 2019.

Renault lança série limitada da Captur

Visitantes testam direção autônoma
Veículo recebe sistema de som Bose com subwoofer no porta-malas e pintura biton exclusiva. Crédito da foto: Divulgação

 

A Renault anuncia o início das vendas de sua nova série limitada, Captur Bose. Equipado com o sistema de som referência no mercado, a série recebe um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva Bose Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.

Leia mais  Pergunta sem resposta

A série chega em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 Automático. Ambas recebem novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura Bose e badges próximos aos retrovisores externos. O veículo recebe de série todas as atualizações do Captur 2020, que acaba de chegar nas concessionárias. (Da Redação)

Comentários