fbpx
Motor

Veículo Elétrico Latino-Americano discute mobilidade e tecnologia

Mostra termina nesta quinta-feira e visitantes podem testar os modelos elétricos
Veículo Elétrico Latino-Americano discute mobilidade e tecnologia
Várias montadoras que já trabalham com veículos elétricos estão presentes da exposição, inclusive bicicletas e patinetes. Crédito da foto: Divulgação

Foi aberto em São Paulo na última terça-feira, no Transamerica Expo Center, a 15ª edição do Veículo Elétrico Latino-Americano com a participação de representantes importantes do setor. Após a abertura da mostra foi realizado um painel com a participação de especialistas e acadêmicos que discutiram a questão da mobilidade e cidades inteligentes.

Também foi realizado um Congresso de Mobilidade de Veículos Elétricos (C-Move) em que foi discutidas as condições do Brasil e da China na desenvolvimento e vendas de veículos elétricos.

O C-Move, Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, apresentou cenários e perspectivas para o ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil e no Mundo. Bernardo Ferreira e Felipe Fava, associate partners da Mckinsey, trouxeram comparativos do mercado brasileiro com outras regiões de desenvolvimento elétrico no mundo, como a China.

Veículo Elétrico Latino-Americano discute mobilidade e tecnologia
As novas tecnologias foram debatidas durante o evento. Crédito da foto: Divulgação

Devido aos subsídios do governo, a China é o país com maior número de postos de recarga, viabilizando modelos 100% eletrificados. Já o Brasil, por conta da sua infraestrutura em desenvolvimento, deve atingir, por exemplo, o patamar de 1% de caminhões elétricos somente em 2030. Vinte anos depois, em 2050, a perspectiva é que este número suba para 11%.

Leia mais  Vendas da Ranger crescem em outubro

O mercado de veículos comerciais pesados foi destaque também quando o assunto é custo dos caminhões. Por conta do peso da bateria, distâncias percorridas e do valor do combustível, a paridade de preços com os modelos movidos a diesel é ainda um desafio. Há também a barreira da infraestrutura de postos de recarga em um território tão grande.

Público testa modelos

Veículo Elétrico Latino-Americano discute mobilidade e tecnologia
Vários modelos podem ser testados pelos visitantes. Crédito da foto: Divulgação

Os visitantes do Veículo Elétrico Latino-Americano aproveitaram o primeiro dia do evento para dirigirem os diversos híbridos e elétricos disponíveis no local. O destaque ficou por conta da pista de testes ser dentro do pavilhão. Afinal, com o avanço da tecnologia, os modelos do futuro não emitem ruídos e nem fumaça. A feira acontece até hoje no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Entre os veículos disponíveis, estão as novidades do momento, o novo Corolla Híbrido Flex, da Toyota, primeiro modelo do mundo a contar com essa tecnologia, e o Arrizo 5e, recém-lançado pela CAOA Chery, que também disponibiliza o Tiggo 2e para test drive. A Renault, com os modelos Zoe, Kangoo e Twizzy; e a JAC, com iEV20 e iEV40, completam a gama. (Da Redação)

Comentários