Motor

Tudo novo na 12ª geração do Toyota Corolla, o mais vendido do mundo

Carro tem novo design, nova plataforma, novos motores, incluindo versão híbrida e suspensão traseira independente
Tudo novo no Toyota Corolla
O Toyota Corolla Altis Hybrid, que tem preço sugerido de R$ 124.990, combina dois motores elétricos com um a combustão. Crédito da foto: Divulgação

O Toyota Corolla, o carro mais vendido no mundo, chega à 12ª geração e praticamente tudo nele é novo, dos motores à suspensão, da plataforma ao design externo. Lançado em 1966, começou a ser produzido no Brasil em 1998 e até agora, em todo mundo, foram vendidas 47 milhões de unidades. No Brasil é o sedã médio mais vendido nos últimos cinco anos. Nos primeiros oito meses deste ano foram comercializadas 36.640 unidades do carro. O segundo colocado no segmento, o Honda Civic, vendeu no mesmo período 17.720 unidades.

O novo Corolla — que chega nesta quinta-feira (12) nas concessionárias — passa a ser vendido em três versões de acabamento, GLi, XEi e Altis e dois tipos de motorização: motor 2.0l Dinamic Force Flex com injeção direta que entrega 177 cv de potência acoplado à transmissão Direct Shift de 10 marchas e o inédito sistema híbrido composto por três motores, um a combustão flexfuel e dois elétricos.

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O sedã médio chega com novo desenho, com traços mais ousados e esportivos e muitos itens tecnológicos, além do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que faz dele carro de seu segmento com mais itens de segurança no Brasil. A plataforma GA-C também é nova e o novo motor 2.0 (os anteriores 2.0l e1.8l saem de linha) são produzidos na fábrica de Porto feliz.

Design externo

Tudo novo no Toyota Corolla
Crédito da foto: Divulgação

O design do Corolla deixou o modelo com um visual mais esportivo. Com a nova plafaforma o carro passa a ter um centro de gravidade mais baixo (-10 mm), o que contribui para uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas. As laterais dos para-choques dianteiro e traseiro sobressaem-se, dando ao veículo maior robustez.

Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico. Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes.

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A nova plataforma deixou a estrutura do carro 60% mais rígida, o que melhora sua estabilidade e agilidade. A habitabilidade também melhorou, assim como a visibilidade e o isolamento acústico. O centro de gravidade mais baixo também ajuda a estabilidade do carro. Outra mudança importante ocorreu na suspensão traseira que agora tem duplo braço triangular independente que oferece mais conforto e melhora a absorção de choques.

Motores

Tudo novo no Toyota Corolla
A Toyota oferece o motor 2.0 l dinamic Force flex nas três versões de acabamento do modelo. Esse propulsor entrega 177 cv de potência quando abastecido com etanol e é 9% mais econômico que a versão anterior. Crédito da foto: Divulgação

O novo motor a combustão 2.0l flex tem 4 cilindros e 16 válvulas tem comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ficou 15% mais potente e 9% mais eficiente em relação ao motor anterior.

Já o sistema híbrido combina três motores, dois elétricos e um a combustão flex e transmissão hybrid transaxle. O sistema combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol. Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. O novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.

Desempenho com segurança

Tudo novo no Toyota Corolla
Além de eficiente é o veículo nacional que menos emite gases poluentes. Crédito da foto: Divulgação

O novo Toyota Corolla evoluiu bastante em relação ao carro da geração anterior. É impressionante a segurança e estabilidade que o modelo oferece, com qualquer motorização, com a nova plataforma desenvolvida pela marca. O carro ficou com a carroceria mais rígida, praticamente não inclina mesmo nas curvas mais velozes e oferece uma ótima dirigibilidade com um ótimo isolamento acústico.

O novo motor 2.0l flex mostra agradável evolução. Ele entrega 177 cv de potência com etanol e 166 cv com gasolina (a 6.600 rpm). O torque máximo com os dois combustíveis é de 21,4 kgfm. O câmbio CVT ganhou uma engrenagem mecânica que atua na saída do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

O sistema híbrido combina três motores, um a combustão flex 1.8l de ciclo Atkinson (101 cv) e dois elétricos de 72 cv de potência, garantindo acelerações suaves, mas consistentes. Segundo o Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.

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Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. A bateria de níquel-hidreto metálico fica localizada sob o banco traseiro. Os freios regenerativos acumulam energia elétrica gerada nas frenagens e a transforma em energia elétrica que alimenta a bateria. O carro com motor 2.0 flex é para quem quer melhor desempenho e respostas rápidas. O híbrido, que também tem acelerações interessantes, é indicado para quem quer economizar combustível e dirigir o modelo menos poluente fabricado no Brasil. (Adalberto Vieira)

Fichas técnicas e preços

Tudo novo no Toyota Corolla
Crédito da foto: Divulgação

Corolla 2.0 flex
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 177 cv a 6.600 rpm
Torque: 21,4 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio: Automático, CVT
Peso (kg): De 1.375 (GLi) a 1.405 (XEi/Altis)
Entre-eixos: 2,70 m
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 470 litros

Corolla Hybrid
Motor a combustão: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)/torque (kgfm)*: 101 a 5.200 / 14,5 a 3.600 rpm
Motores elétricos: Dois
Potência cv/torque: 72/16,6 kgfm
Câmbio: Automático, CVT
Peso: 1.440 kg
Entre-eixos: 2,70 m
Tanque: 43 litros
Porta-malas: 470 litros
*Abastecido com etanol

Preços:
Corolla GLi: R$ 99.990 (2.0 flex)
Corolla XEi: R$ 110.990 (2.0 flex)
Corolla Altis 2.0 flex : R$ 124.900
Corola Altis Hybrid: R$ 124.900

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