Motor

Troller lança o novo TX4 com câmbio automático

Modelo foi apresentado no Campo de Provas da Ford, em Tatuí
Troller lança o novo TX4 com câmbio automático
A adoção de câmbio automático não tirou a valentia do Troller TX4 que tem fôlego para enfrentar qualquer terreno. Crédito da foto: Divulgação

A Troller, empresa com sede no Ceará e pertencente à Ford, apresentou oficialmente o TX4, nova versão do único veículo fabricado pela empresa, agora com transmissão automática, uma antiga reivindicação dos “jipeiros” fãs da marca. Além da caixa automática de seis velocidades o TX4 ganhou diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens exclusivos que aumentam a versatilidade do brutamontes e sua capacidade off-road. Com esse lançamento, a Troller passa a ter duas versões de seu produto, o Troller T4, o tradicional com câmbio manual e agora o TX4.

Muitos aficionados pelo Troller não se limitam a utilizá-lo como veículo off-road em aventuras nos finais de semana. Muitos gostam de usálo no dia a dia, como um veículo normal e o cãmbio automático, nessa situação, faz uma enorme diferença. Com a oferta do câmbio automático, que favorece o uso do TX4 como primeiro ou segundo carro da família, o objetivo da Troller é atrair também clientes de outros segmentos, como utilitários pequenos e médios, miniutilitários e picapes médias. O Troller TX4, entretanto, não traz airbags, pois segundo o fabricante eles não são exigidos em veículos off-road.

Equipamentos

Troller lança o novo TX4 com câmbio automático
O TX4 usa pneus lameiros Pirelli Scorpion de 17 polegadas. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Troller TX4 tem um estilo marcante, com três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.

Leia mais  Sandero ganha versão GT Line

Como equipamentos adicionais, o veículo traz: snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis; pintura e interior exclusivo; ganchos Isofix; e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Ele já está nas concessionárias da marca, por R$167.530.

Troller lança o novo TX4 com câmbio automático
São três opções de cores: marron, verde e prata combinadas com azul. Crédito da foto: Adalberto Vieira

“Se todos esses itens fossem adquiridos separadamente, somariam em torno de R$33.000. Mas eles acrescentam cerca de R$25.700 no preço final do TX4”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing da marca. “É uma equação de valor que criamos para garantir a atratividade do veículo, com um conjunto versátil e exclusivo que une desempenho off-road sem concessões e conforto na cidade.”

Sua lista de equipamentos inclui ainda teto solar duplo de vidro, ar-condicionado digital dual zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road.

Interior personalizado

O interior do TX4 também vem com itens exclusivos. Ele tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.

Leia mais  Strada será líder cada vez mais
Troller lança o novo TX4 com câmbio automático
O interior tem acabamento exclusivo e central multimídia. Crédito da foto: Divulgação

Como o T4, sua central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB. Ar-condicionado digital dual-zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road são outros itens de conforto e conveniência a bordo.

Desempenho

O Troller TX4 tem características que favorecem o desempenho tanto em estrada como fora de estrada. Sua transmissão automática de seis velocidades, herdada da Ranger, conta com uma calibração específica desenvolvida para otimizar a rodagem em todo tipo de terreno e principalmente no uso off-road.

Ela oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá ao motorista total controle das trocas por toques na alavanca.

Troller lança o novo TX4 com câmbio automático
Crédito da foto: Divulgação

Outra novidade do Troller TX4 é o diferencial traseiro blocante (LRD). Acionado eletricamente por um botão no console, ele garante torque contínuo nas rodas mesmo em pisos escorregadios ou desnivelados para facilitar a transposição de obstáculos.

Leia mais  Chega segunda geração da Fiat Strada

O motor do TX4 é o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, que também equipa o T4. Sua tração 4×4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, com sistema de seleção “shift on the fly” que permite o acionamento a até 120 km/h.

O desenvolvimento do novo Troller TX4 foi 100% feito no Brasil, pelos times de engenharia e design da marca, com apoio da estrutura de engenharia da Ford, detentora da marca desde 2007. A fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, também recebeu novos investimentos para a produção do modelo, que incluíram adaptações na área de montagem e a criação de um centro de modificação, o Mod Center, para instalação dos novos equipamentos off-road. (Da Redação)

Comentários