Motor

Toyota Yaris já é um sucesso de vendas

Durante o mês de setembro, a soma das duas configurações já supera as vendas do Corolla
Toyota Yaris já é um sucesso de vendas
O Toyota Yaris pode se transformar no carro mais vendido da Toyota no Brasil. Crédito da foto: Divulgação / Adalberto Vieira

O Toyota Yaris, o segundo modelo da marca fabricado em Sorocaba, já é considerado um sucesso de vendas pela própria montadora. Mesmo dividindo a linha de produção com o Etios — o terceiro turno só começa a funcionar em novembro –, o carro vendeu somente no mês de setembro 2.943 unidades da versão hatchback e 2.122 da versão sedã. A produção desses modelos prejudicou a do Etios, que caiu sensivelmente no número de emplacamentos, simplesmente por não haver carros para entregar à rede de concessionários. Lançado no mês de junho o carro vendeu até o final de setembro 10.119 unidades da versão hatch e 5.141 do sedã, sendo que este chegou mais tarde à rede de concessionários.

O Yaris é um carro que chegou para se destacar no segmento de carros compactos. Tem um desenho harmonioso e um excelente espaço interno. Tanto a versão hatch como a sedã têm desenho elegante. O entre-eixos de 2,55 m permite que todos os passageiros viagem confortavelmente. Contribui para isso também o assoalho plano no espaço traseiro.

Toyota Yaris já é um sucesso de vendas
O carro na sua carroceria hatchback tem desenho agradável e contemporâneo. Crédito da foto: Divulgação / Adalberto Vieira

Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, os mesmos do Etios e fazem do compacto um exemplo de dirigibilidade e economia de combustível. O carro pode ter transmissão automática CVT ou manual de seis velocidades e vem com uma recheada lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Leia mais  Nova geração do Hyundai HB20 ganha motor turbo e muita tecnologia

Tecnologia e segurança

O controle de tração e estabilidade disponível para todas as versões e sete airbags na versão topo de linha são destaques de segurança do modelo. O Yaris quer se tornar uma referência no segmento de carros compactos no quesito segurança. O carro traz de série em todas as versões equipamentos como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica, ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança), retrovisor interno eletrocrômico e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros e janelas.

Toyota Yaris já é um sucesso de vendas
Com entre-eixos de 2,55 m, o carro oferece bom espaço interno. Crédito da foto: Divulgação / Adalberto Vieira

O suplemento Motor avaliou um modelo hatch com motor 1.5 XLS, a versão mais sofisticada. No uso diário, o carro mostrou um motor com funcionamento bastante suave, com uma excepcional qualidade de rodagem e um excelente isolamento acústico. O motor, que é o mesmo do Etios. O motor 1.5l Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende até 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios. Além de mais potente, esse motor conversa muito bem com o novo câmbio CVT de sete marchas virtuais, que tem comportamento semelhante ao do câmbio automático convencional. Essa caixa conta com duas marchas mecânicas, que ajudam na arrancada. Na versão avaliada, XLS, as trocas manuais podem ser feitas na alavanca de câmbio ou nas borboletas localizadas atrás do volante.

Leia mais  Novo Hyundai HB20 chega segunda-feira e sem segredos

Dirigibilidade

Toyota Yaris já é um sucesso de vendas
O painel tem desenho agradável e os instrumentos têm leitura fácil. Crédito da foto: Divulgação / Adalberto Vieira

Dirigir o Yaris 1.5 é bastante agradável e o carro passa a sensação de ter uma estrutura sólida. A estabilidade do modelo é elogiável. A suspensão do carro foi pensada para atender ao gosto brasileiro. A suspensão dianteira é do tipo McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor. Toques nas borboletas para reduzir uma marcha ajudam bastante em caso de ultrapassagem. O painel tem desenho bonito e o quadro de instrumentos facilita a leitura.

O carro também mostrou-se bastante econômico. Abastecido com etanol, percorreu em média 9,2 km por litro de combustível em ambiente urbano e ultrapassou 11 km por litro no uso rodoviário.

Todas as versões tem faróis e luz traseira de neblina, mas a luz de rodagem diurna (DRL) não é item de série nem opcional, só pode ser instalada como acessório original. O acabamento em geral é honesto e sem luxos, mas o revestimento do porta-malas, na verdade um pedaço de feltro recortado e solto sobre a lataria, deixa muito a desejar em um carro que custa mais de R$ 77 mil. Há também algumas características do modelo passíveis de crítica, como a fixação do macaco sob o banco do motorista e falta de dutos de ar-condicionado para o banco traseiro. (Adalberto Vieira)

Leia mais  Tudo novo na 12ª geração do Toyota Corolla, o mais vendido do mundo
Toyota Yaris já é um sucesso de vendas
A versão XLS do Yaris é o topo de gama e custa R$ 77.900. Crédito da foto: Divulgação / Adalberto Vieira

Cinco versões e duas carrocerias

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro.

Preços

Toyota Yaris hatchback 2019 XL 1.3L 16V manual – R$ 59.590,00
XL 1.3L 16V CVT – R$ 65.590,00
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT – R$ 69.590,00
XS 1.5L 16V CVT – R$ 74.590,00
XLS 1.5L 16V CVT – R$ 77.590,00

Toyota Yaris sedã 2019
XL 1.5L 16V manual – R$ 63.990,00
XL 1.5L 16V CVT – R$ 68.690,00
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT – R$ 73.990,00
XS 1.5L 16V CVT – R$ 76.990,00
XLS 1.5L 16V CVT – R$ 79.990,00

Comentários