fbpx
Motor

Toyota Yaris 1.3l XL CVT é uma escolha racional

O carro transmite sensação de segurança e conta com a ajuda extra de controles eletrônicos de tração e estabilidade
Toyota Yaris 1.3l XL CVT é uma escolha racional
De janeiro a setembro foram vendidos quase 49 mil Yaris no Brasil, 27 mil na versão hatch. Crédito da foto: Divulgação

 

O atual comprador da nova safra de hatches nacionais, veículos que, por exigência do mercado, trazem de fábrica equipamentos como ar-condicionado, direção assistida e, claro, câmbio automático, ao examinar a possibilidade de adquirir um Toyota Yaris, deveria fazer um test-drive com a versão com motorização 1.3l.

Vai perceber que o desempenho do carro — e o conforto, acabamento, etc — é muito semelhante ao do 1.5 XS, a versão com motor um pouco mais forte. O custo-benefício, entretanto, é muito interessante. Enquanto o Yaris hatch 1.5l XS tem preço inicial sugerido de 77.990, a versão com motor um pouco menos potente custa a partir de R$ 68.590, uma diferença de R$ 9.400.

A versão com motor 1.3 tem acabamento um pouco mais simples, mas traz de fábrica rodas de liga-leve e visual muito parecido. Só não traz borboletas atrás do volante que permitem a troca de marchas, uma exclusividade dos modelos com motor 1.5.

Leia mais  Honda e Toyota vão mudar a cara dos seus campeões de venda no Brasil

 

O desempenho e o consumo são muito parecidos. Com etanol o XL 1.3 faz em torno de 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Os motores são praticamente iguais. Ambos tem duplo comando variável de admissão e escape, só muda o curso do pistão.

Toyota Yaris 1.3l XL CVT é uma escolha racional
O Yaris 1.3 XL CVT tem ótimo custo-benefício e entrega desempenho e consumo semelhante ao da versão 1.5l. Crédito da foto: Divulgação

 

As duas versões do Yaris não chegam a empolgar quem gosta de uma tocada mais esportiva. Eles priorizam o conforto e o silêncio. O carro transmite sensação de segurança e conta com a ajuda extra de controles eletrônicos de tração e estabilidade.

O acabamento do Yaris 1.3 CVT é simples, mas honesto. Os bancos e laterais das portas têm acabamento aveludado. Não traz sensores nos para-choques nem câmera de ré para facilitar manobras de estacionamento. E para acionar o computador de bordo ainda é preciso apertar um botão no cluster, uma operação meio complicada com o carro em movimento. (Adalberto Vieira)

Toyota Yaris 1.3l XL CVT é uma escolha racional

Ficha Técnica

Toyota Yaris XL 1.3 CVT

Motor: 1.3 l, quatro cilindros, flex. Potência: 94 cv com gasolina e 101 cv com etanol a 5.600 rpm. Torque: 12,9 kgfm com gasolina e 12,5 com etanol a 4.000 rpm
Transmissão: automática (CVT), tração dianteira
Freios: Discos ventilados (dianteiros) e tambor (traseiros)
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira). Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,15 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,49 m de altura, com 2,55 m de entre-eixos
Capacidade do tanque: 45 litros. Capacidade do porta-malas: 310 litros
Preço: a partir de R$ 68.590

Comentários