Motor

Toyota RAV4 ganha tecnologia híbrida em sua quinta geração

Modelo estará disponível nas concessionárias em duas versões a partir de 13 de junho
Toyota RAV4 ganha tecnologia híbrida
A Toyota apresenta o RAV4 Hybrid como um utilitário esportivo aventureiro. Crédito da foto: Divulgação

A Toyota apresentou na semana passada a quinta geração do utilitário esportivo RAV4. O modelo que em 2018 foi o SUV mais vendido no mundo é produzido nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão e chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida. O novo RAV4 Hybrid procura diferenciar-se da proposta atual do segmento, completamente urbana, posicionando-se como um verdadeiro SUV aventureiro, em virtude de seu ótimo desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.

O modelo está disponível em toda a rede de concessionárias Toyota do Brasil a partir do dia 13 de junho de 2019. Disponível em duas versões, S Hybrid e SX Hybrid, os preços são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00.

Plataforma TNGA

TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.

Toyota RAV4 ganha tecnologia híbrida
O veículo ganhou novos faróis dianteiros e luzes diurnas com tecnologia LED. Crédito da foto: Divulgação

A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry) e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos principais: conforto ao dirigir, pois melhora a estabilidade e agilidade do veículo; habitabilidade, com melhor posição de condução; praticidade de uso; compromisso com o meio ambiente e segurança, pois traz as mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva.

Leia mais  O Chevrolet Bolt começa a ser vendido em outubro

Duas versões

A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.

São dois níveis de equipamento: S Hybrid e SX Hybrid. A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente, rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.

Leia mais  Indústria automobilística 4.0 e os automóveis híbridos e elétricos
Toyota RAV4 ganha tecnologia híbrida
As lanternas traseiras também receberam novo desenho e usam tecnologia LED. Crédito da foto: Divulgação

A versão SX Hybrid vem com todos esses equipamentos , e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).

Design atraente

A 5ª geração do RAV4 procura diferenciar-se da atual tendência dos SUVs urbanos, redefinindo completamente o seu conceito e posicionando-se como um veículo versátil, com um espírito aventureiro e uma estética sofisticada.

Ambas as facetas deste veículo coexistem em harmonia. É aventureiro porque o seu design mais robusto e resistente permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um design moderno e refinado que se adapta perfeitamente à vida urbana. O conceito de seu design é chamado ‘Cross Octagon‘, porque representa dois octógonos cruzados em 90 graus.

Os novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo. Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.

Leia mais  Yamaha lança a Fazer 250 ABS 2020

Design interno

Toyota RAV4 ganha tecnologia híbrida
O SUV oferece bom espaço interno, boa posição para o motorista e uma enorme quantidade de itens que oferecem segurança tanto para quem conduz o veículo como para os passageiros. Crédito da foto: Divulgação

O interior do novo RAV4 Hybrid foi completamente renovado e segue o princípio de sofisticação para o qual foi concebido. A qualidade dos materiais foi aumentada e os detalhes são enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional.

Para garantir o conforto dos passageiros, tanto na cidade, como na estrada, o Novo RAV4 Hybrid conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.

Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança. No console central, um sistema de carregamento sem fio para smartphones foi disponibilizado para potencializar a experiência do usuário.

Com capacidade para 580 litros, o porta-malas é um dos maiores da categoria. A versão SX Hybrid possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro). (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários