Motor

Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design

Os concessionários da marca já recebem pedidos do modelo
Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design
As linhas do carro híbrido ficaram mais suaves e com visual moderno. O porta-malas ficou mais espaçoso. Crédito da foto: Divulgação

A Toyota do Brasil anuncia a abertura de pedidos para a linha 2019 de seu híbrido Prius, pioneiro global e dono de uma trajetória de grande sucesso na disseminação da tecnologia híbrida em todo o mundo. O Prius 2019 conta com atualizações em design, mais conforto, maior espaço de porta-malas e central multimídia aprimorada.

Desde 1997, quando o Prius começou a ser produzido e comercializado em escala, seu excelente desempenho em um pacote acessível chamou a atenção dos consumidores, que mudaram suas percepções sobre carros movidos a energias alternativas.

Em um mercado que sofreu constantes mudanças, o Toyota Prius consolidou-se como o híbrido mais vendido no mundo e, no Brasil, já soma mais de 6.000 mil unidades comercializadas desde que chegou ao País, no início de 2013, ainda em sua terceira geração. O novo Prius está disponível nas concessionárias de todo o Brasil por R$ 128.530,00.

Leia mais  Indústria automobilística 4.0 e os automóveis híbridos e elétricos

 

Novidades

Com design que remete à elegância e presença marcante, o Prius 2019 adota linhas mais suaves com o objetivo de atingir um visual moderno, emocionante e envolvente. O modelo recebeu acabamento interno em preto para todo o painel, novas lanternas, faróis e rodas escurecidas.

Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design
O acabamento interno do Prius agora em todo em preto. Crédito da foto: Divulgação

O Prius combina mais resistência a um baixo centro de gravidade, oferecendo uma experiência de condução e conforto diferenciados. Devido ao novo estepe temporário reforçado, o espaço do porta-malas ganhou 30 litros em comparação com sua versão anterior, totalizando 442 litros.

O Prius conta agora com oito posições de ajuste elétrico do banco do motorista (distância, reclinação do encosto, altura e lombar), que antes era capaz de armazenar apenas quatro ajustes. O painel passa a fornecer, além de todas as informações presentes no modelo anterior, detalhes sobre a pressão dos pneus, oferecendo mais segurança aos ocupantes.

Nova central multimídia

O Prius 2019 também adota nova central multimídia com tela de sete polegadas e novas funções de Pinch Out, Pinch Close, e Flick, que foi lançada em julho nos modelos Hilux e SW4. Com capacidade de reconhecer dois toques simultâneos, o equipamento agora permite, por exemplo, que os ocupantes possam aplicar a função de zoom em imagens e informações do navegador, além de manusear barras de rolagem em listas de músicas e arquivos.

Leia mais  Percalços da tecnologia

 

Sobre o sistema de conectividade, o Prius 2019 possui a tecnologia Miracast integrada de espelhamento Wi-Fi de conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros. Além disso, conta também com o MirrorLink espelhamento com conexão via cabo para alguns aplicativos.

O multimídia também possui sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth, conexão USB e AUX compatíveis com os sistemas Android e IOS de smartphones e sistema de GPS integrado, que recebeu diversos aprimoramentos de rota e funcionalidade mais acessível.

Desempenho reconhecido

Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design
O Prius é o híbrido mais vendido no mundo. Só no Brasil foram mais de 6 mil unidades comercializadas. Crédito da foto: Divulgação

O sistema híbrido responsáveis pelo desempenho do Prius é mundialmente reconhecido pela excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo consumo de combustível. Ele combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e um motor elétrico. O conjunto prioriza a eficiência e fornece potência combinada de 122 cv.

O Prius é capaz de atingir uma redução de 52% de consumo de combustível na cidade e 42% na estrada quando comparado a modelos movidos somente a combustão. De acordo com o Inmetro, ele alcança 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em ciclo rodoviário. Estes números garantem ao Prius o Selo Conpet de Eficiência Energética pelo melhor desempenho de sua categoria.

Leia mais  Toyota mostra novo Corolla com tecnologia híbrida

 

É sempre importante lembrar que o motor elétrico do Prius não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador, responsável por captar a energia cinética produzida pela frenagem e transformá-la em energia elétrica, que fica armazenada na bateria do motor elétrico. Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.

Conforto e segurança

Entre os principais itens de conveniência estão ar-condicionado dual zone automático com display digital; bancos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento; carregador sem fio para smartphones; freio de mão com acionamento elétrico por botão; projeção de informações no para-brisa em 3D; Smart Entry (portas dianteiras e traseiras) e Start/Stop Engine Button.

O modelo também possui uma completa lista de itens de segurança, com sete airbags: duplo frontal (dois), duplo lateral (dois), cortina (dois sistemas com duas bolsas cada) e de joelhos para motorista (um); controle de estabilidade veicular; controle eletrônico de tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD; sensor de chuva e luz de neblina traseira de LED.

Toyota Prius chega ao Brasil com novidades em design
O Prius 2019 traz faróis dianteiros de neblina em LED, luzes de neblina traseiras também em LED. Crédito da foto: Divulgação

Para proporcionar mais conforto e uma experiência diferenciada na condução do Prius, a Toyota desenvolveu um sistema para a seleção de modos de condução, com quatro opções que se adequam a diferentes situações, necessidades ou até mesmo a preferência do condutor: o modo normal, indicado para uma condução tradicional; o modo ECO, que prioriza a economia de combustível; o modo EV (ou elétrico), que dá preferência apenas para o motor elétrico; e o modo Sport, que oferece mais poder de arranque do motor e uma experiência mais esportiva.

Leia mais  Honda e Toyota vão mudar a cara dos seus campeões de venda no Brasil

 

Para reforçar a confiabilidade da tecnologia híbrida, além da garantia de três anos, o Prius recebe garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido (bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia). (Da Redação)

Comentários